Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Santander

Sindicato fecha agência para que bancários possam almoçar

Linha fina
Unidade do banco na Liberdade conta com apenas seis funcionários; trabalhadores cobram contratação
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região paralisou as atividades de uma agência do Santander no bairro da Liberdade para que os bancários pudessem sair para almoçar com tranquilidade. A unidade conta com apenas seis; destes, dois estão de férias neste momento.

A paralisação começou na manhã desta segunda-feira 11. Além da falta de funcionários, a agência também apresenta outros problemas. A unidade segue o novo padrão imposto pelo Santander, sem portas giratórias e sem seguranças. Nesta segunda, os representantes dos trabalhadores confirmaram, ainda, que esta agência já vem adotando o novo desenho planejado pelo banco, em que um gerente geral e um gerente administrativo ficam responsáveis por duas unidades simultaneamente. No caso, a agência em questão e uma outra, no mesmo bairro. Com isso, o gerente administrativo e o gerente geral ficam lotados na maior parte do tempo na agência de maior movimento. No momento da paralisação, os dirigentes sindicais encontraram no local apenas dois funcionários.

Com esta situação, no horário de almoço, o gerente geral precisa ir à agência de menor movimento para que os funcionários possam sair para almoçar. Dessa forma, o próprio gerente não consegue fazer uma refeição adequada. 

“Queremos que o banco contrate mais funcionários, para evitar a sobrecarga de trabalho sobre os bancários. É inadmissível, numa empresa que já alcançou mais de R$ 10 bi em lucro este ano, que os trabalhadores sequer consigam fazer uma refeição decente. Querem alcançar esse lucro comprometendo o bem estar no trabalhador, e isso não vamos aceitar”, criticou o dirigente sindical André Camorozano.

"O Sindicato continuará mobilizado nos próximos dias, até que o Santander faça novas contratações e restabeleça um quadro de funcionários adequado às demandas de cada agência", reforça o dirigente sindical Antônio Bugiga.

seja socio