Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Internacional

Contraf-CUT participa de encontro na Colômbia

Linha fina
III Fórum de Sindicalização da Uni Américas Juventude discutiu formação de jovens lideranças
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

A Contraf-CUT marcou presença no III Fórum de Sindicalização e Estratégias de Organização da UNI Américas Juventude, que aconteceu em Bogotá, capital da Colômbia, nesta quinta-feira 30 e sexta-feira 1º. O encontro reuniu jovens do Chile, Bahamas, Colômbia, Argentina, Uruguai, Brasil, República Dominicana e outros, com o objetivo de dar continuidade à formação de jovens dirigentes sindicais atuantes nestes países, além de avaliar a situação politica na região e seus efeitos sobre as relações de trabalho e sobre a organização dos trabalhadores.

A Colômbia difere dos demais países da região na intensidade da repressão à organização dos trabalhadores. O país sede do encontro tem altos índices de assassinatos de dirigentes sindicais e lideres sociais, além de fortes ataques ao direito de organização – ferindo inclusive resoluções e recomendações da ONU e da OIT.

“O direito à organização sindical é um direito humano e fundamental para a garantia da paz social e da democracia. A comunidade internacional tem intensificado nos últimos anos a pressão sobre o Estado colombiano para que efetivamente se estabeleça o Acordo de Paz e garanta liberdade sindical”, afirmou a vice-presidenta de Juventude da UNI Américas, Lucimara Malaquias, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e bancária do Santander.

Como consequência à repressão sindical no país, a Colômbia apresenta uma das taxas de sindicalização mais baixas em todo continente americano: cerca de 5% dos trabalhadores são sindicalizados. “Sindicatos fortes e atuantes são fundamentais para garantir trabalho e condições de vida decentes. Estar neste evento nos permitiu conhecer estratégias de organização em ambientes muito hostis aos trabalhadores, e também nos motivou a seguir lutando por democracia e justiça social na América”, completou Lucimara.

seja socio