Nesta segunda-feira 11, o Espaço Cultural Lélia Abramo (R. Carlos Sampaio, 305) recebe uma roda de conversa sobre a independência de Angola, como parte das atividades em razão do Mês da Consciência Negra. O professor Moisés Marques, da Faculdade 28 de Agosto, discutirá o tema com Isidro Sanene, do Projeto Raízes, e Manuel dos Santos, jornalista do El País Angola.
O evento contará também com uma apresentação de dança dos orixás com o Coletivo Okun, que faz parte do Projeto Faces da Cultura Popular Brasileira, que tem oficinas no próprio Lelia Abramo. Haverá, ainda, uma intervenção artística de Inocêncio de Oliveira, trazendo um pouco da dança tradicional angolana para o espaço. O evento começa às 19h30, será aberto ao público, e a entrada é gratuita.
No dia 14, o Lélia Abramo recebe a Festa de Confraternização Brasil-Angola a partir das 19h. Haverá show de Pri Zeferino, DJ e apresentação da Kizomba Yetu. Entrada gratuita.
Marcha da Consciência Negra
Mas não para por aí! Na data que marca o Dia da Consciência Negra, no feriado de quarta-feira 20, será realizada a Marcha da Consciência Negra, na Avenida Paulista. E no dia 28 acontece o Sarau da Ponte pra Cá, com Thata Alves, no Café dos Bancários (R. São Bento, 413).
Ruth de Souza
Este ano, o mês da Consciência Negra será em homenagem à atriz Ruth de Souza, que faleceu em julho deste ano, aos 98 anos. Ela foi a primeira atriz negra a subir no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1945, e se tornou referência na teledramaturgia.