Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sindicato Cidadão

Mudança climática é tema de conferência 

Linha fina
Sindicato participa do evento em Recife no qual serão discutidos também o vazamento de óleo no Nordeste, desmatamento da Amazônia, ataques contra povos nativos e tecnologia
Imagem Destaque
Foto: Ibama - 28/08/2019

Um novo estudo realizado por 11.258 cientistas das mais variadas disciplinas, em 153 países, alerta que o planeta “enfrenta uma emergência climática clara e inequívoca”.

O estudo foi divulgado na mesma semana em que os Estados Unidos notificaram a Organização das Nações Unidas (ONU) e confirmaram a saída do Acordo de Paris.

O Acordo de Paris é um tratado assinado por 195 países que rege medidas de redução de emissão de gases que provocam o efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC, acima dos níveis pré-industriais.

Na mesma semana em que o segundo maior poluidor do planeta oficializou sua decisão, terá início a Conferência Brasileira de Mudança do Clima. O evento ocorre de 6 a 8 de novembro, em Recife, e conta com 16 grupos de trabalho que se dedicarão a desenvolver temas transversais a agenda do clima, como: agricultura e pecuária, direitos humanos, energia, florestas, tecnologias limpas, negócios sustentáveis, mobilidade, transparência e integridade, entre outros.

Também serão discutidas as manchas de óleo nas praias do Nordeste, o desmatamento da Amazônia, os ataques aos povos nativos, o aquecimento global, tecnologia, trabalho decente e o papel dos grupos representativos na conferência, incluindo organizações não governamentais, governos, comunidades, comunidade científica e o setor privado e público brasileiro. 

“O Sindicato considera importante o debate. É uma forma de discutir alternativas ao modelo de exploração capitalista predatório, que tem gerado concentração de renda absurda e pobreza. O governo federal não demonstra empenho na causa do meio ambiente, cancelou a COP-25 que seria no Brasil e sua política tem sido desastrosa, afetando até a imagem do país no exterior”, diz Ernesto Izumi, secretário de Organização do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. 

Outras iniciativas sindicais sobre meio ambiente

O Sindicato investiu em coleta de água de chuva para abastecer os reservatórios da quadra onde ocorrem as assembleias e diversas outras atividades. A água é coletada, recebe tratamento com cloro e é destinada a vasos sanitários. 

O Sindicato também vem participando das reuniões preparatórias para a realização de um Fórum Popular da Natureza, previsto para março de 2020. O objetivo desse fórum é criar um espaço de articulação onde organizações, movimentos e pessoas possam consolidar, de forma democrática e horizontal, um amplo movimento de resistência à destruição planetária e, ao mesmo tempo, construir alternativas econômicas, sociais e culturais ao modelo produtivista dominante.

seja socio