Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sindicato Cidadão

Mudança climática é tema de conferência 

Linha fina
Sindicato participa do evento em Recife no qual serão discutidos também o vazamento de óleo no Nordeste, desmatamento da Amazônia, ataques contra povos nativos e tecnologia
Imagem Destaque
Foto: Ibama - 28/08/2019

Tudo virou cinzas após queimada nas terras da tribo Areões, em Nova Nazaré, no Mato Grosso

Um novo estudo realizado por 11.258 cientistas das mais variadas disciplinas, em 153 países, alerta que o planeta “enfrenta uma emergência climática clara e inequívoca”.

O estudo foi divulgado na mesma semana em que os Estados Unidos notificaram a Organização das Nações Unidas (ONU) e confirmaram a saída do Acordo de Paris.

O Acordo de Paris é um tratado assinado por 195 países que rege medidas de redução de emissão de gases que provocam o efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC, acima dos níveis pré-industriais.

Na mesma semana em que o segundo maior poluidor do planeta oficializou sua decisão, terá início a Conferência Brasileira de Mudança do Clima. O evento ocorre de 6 a 8 de novembro, em Recife, e conta com 16 grupos de trabalho que se dedicarão a desenvolver temas transversais a agenda do clima, como: agricultura e pecuária, direitos humanos, energia, florestas, tecnologias limpas, negócios sustentáveis, mobilidade, transparência e integridade, entre outros.

Também serão discutidas as manchas de óleo nas praias do Nordeste, o desmatamento da Amazônia, os ataques aos povos nativos, o aquecimento global, tecnologia, trabalho decente e o papel dos grupos representativos na conferência, incluindo organizações não governamentais, governos, comunidades, comunidade científica e o setor privado e público brasileiro. 

“O Sindicato considera importante o debate. É uma forma de discutir alternativas ao modelo de exploração capitalista predatório, que tem gerado concentração de renda absurda e pobreza. O governo federal não demonstra empenho na causa do meio ambiente, cancelou a COP-25 que seria no Brasil e sua política tem sido desastrosa, afetando até a imagem do país no exterior”, diz Ernesto Izumi, secretário de Organização do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. 

Outras iniciativas sindicais sobre meio ambiente

O Sindicato investiu em coleta de água de chuva para abastecer os reservatórios da quadra onde ocorrem as assembleias e diversas outras atividades. A água é coletada, recebe tratamento com cloro e é destinada a vasos sanitários. 

O Sindicato também vem participando das reuniões preparatórias para a realização de um Fórum Popular da Natureza, previsto para março de 2020. O objetivo desse fórum é criar um espaço de articulação onde organizações, movimentos e pessoas possam consolidar, de forma democrática e horizontal, um amplo movimento de resistência à destruição planetária e, ao mesmo tempo, construir alternativas econômicas, sociais e culturais ao modelo produtivista dominante.

seja socio