No vídeo de hoje, de mais um episódio do História em Pílulas vamos falar da importância do Banco do Brasil e Caixa também aderirem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que garante a aplicação de direitos para os bancários em todo Brasil. Antes somente bancos estaduais e privados haviam assinado o documento.
Após a eleição de Lula, em 2002, as mobilizações dos trabalhadores ganharam força. Os banqueiros fizeram de tudo para reprimir, mas as mobilizações seguiram vitoriosas.
Além de garantir aumento real nos salários, o Banco do Brasil assinou a CCT. Já os empregados da Caixa, diante da forte mobilização tiveram equiparação do valor da cesta-alimentação da CCT, e no ano seguinte, em 2006, a Caixa assina a CCT.
Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana.
- Assista aos demais episódios da série História em Pílulas
- Assista também aos episódios da série O Sindicato é feito de pessoas, que também vai ao ar semanalmente, como parte das comemorações pelos 100 anos da entidade.