Nesta quarta-feira 13, o Sindicato levou a campanha Itaú 100 Bancos Diferentes para a zona sul da capital paulista. A ação ocorreu na agência 7867, localizada no bairro Vila das Belezas, onde dirigentes sindicais se reuniram com os bancários para discutir as condições de trabalho e o impacto do SQV (Score de Qualidade de Vendas).
SQV (Score de Qualidade de Vendas)
O SQV (Score de Qualidade de Vendas) é um sistema que penaliza vendas consideradas inadequadas e reclamações registradas por clientes na Ouvidoria e em órgãos externos, como Procon e Banco Central. Atualmente, as penalizações iniciam a partir dos 25 pontos. Ao ultrapassar esse limite, o trabalhador está sujeito a advertências e, em casos de reincidência, até demissão por justa causa.
Em relação às penalizações, cada produto cancelado soma 2 pontos, assim como cartões de crédito não desbloqueados. Já reclamações, independentemente de procedência, resultam em 10 pontos. A pontuação é acumulada ao longo de 12 meses e não é zerada no início do ano, sendo reduzida apenas à medida que cada apontamento completa um ano.
“Esse é um sistema completamente injusto e desgastante para os bancários, que, além de venderem, precisam ‘prever’ se o cliente irá ou não cancelar o produto no futuro” - alerta Mércia Oliveira, dirigente do Sindicato e bancária do Itaú.
Itaú 100 Bancos Diferentes
A campanha Itaú 100 Bancos Diferentes, realizada em âmbito nacional em resposta ao marketing do centenário do banco, tem como objetivo denunciar as condições de trabalho na instituição, destacando práticas como metas abusivas, assédio moral, demissões e o adoecimento dos bancários.
Além dos atos, o Sindicato também está divulgando uma série de vídeos com depoimentos baseados em relatos reais. O primeiro vídeo da série, que aborda o assédio moral, já está disponível e pode ser assistido abaixo: