Pular para o conteúdo principal

Ato pede fim da violência contra imigrantes

Linha fina
Marcha dos Imigrantes é realizada por organizações da sociedade civil. Será no domingo 7, na Praça da República
Imagem Destaque
São Paulo – Para exigir um basta à violência contra imigrantes, organizações da sociedade civil realizam pelo oitavo ano consecutivo a Marcha dos Imigrantes. A manifestação terá início na Praça da República, com concentração a partir das 9h, e sairá em caminhada às 10h pelas ruas da capital paulista até a Praça da Sé.

O ato lembrará o Dia Internacional do Migrante, proclamado em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser comemorado em 18 de dezembro.

Os imigrantes são mais vulneráveis à escravidão, tráfico de pessoas, assédio moral e outros problemas trabalhistas e sociais. Essa violência é agravada pelas barreiras de idioma e pela xenofobia. Para as mulheres, a questão é ainda mais delicada, já que a discriminação de gênero resulta em violência doméstica e discriminação no ambiente de trabalho. Por isso, para o ato deste ano, foi articulado também um Bloco de Mulheres que dê visibilidade a estes problemas.

A manifestação também ressaltará os problemas do Estatuto do Estrangeiro que, criado durante a ditadura militar, em 1981, tem como foco a “segurança nacional” e encara os imigrantes como ameaças.


Redação, com informações do Repórter Brasil – 5/12/2014
seja socio