Pular para o conteúdo principal

CUT vai às ruas alertar sobre agrotóxicos

Linha fina
Central terá radio itinerante na quarta-feira 3, em São Paulo, para dialogar com população sobre riscos dos venenos para as pessoas e para o meio ambiente
Imagem Destaque
São Paulo – Há 30 anos, o vazamento de um gás tóxico usado na elaboração de um praguicida da Corporacion Union Carbide, na Índia, matou 30 mil pessoas, muitas delas crianças. Como forma de protestar e alertar para os riscos dos venenos ao meio ambiente, a Pesticide Action Network (PAN) estabeleceu o dia 3 dezembro como o Dia do Não Uso dos Agrotóxicos.

Manifestações dos movimentos sindical e sociais acontecerão em todo o país neste dia. Em São Paulo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove um diálogo com a população por meio de uma rádio itinerante, a partir das 11h, na Praça do Patriarca, região central da capital paulista.

Agronegócio – A mobilização ainda discutirá a necessidade de os movimentos estarem nas ruas para pressionar o governo federal a adotar políticas progressistas para o campo, contra o forte viés conservador que se apresenta e pressionam em defesa dos interesses do agronegócio.

Nas últimas eleições, os parlamentares da bancada ruralista aumentaram em 33% a participação no Congresso e elevaram de 205 para 273 o número de deputados e senadores no Congresso, o equivalente a 46% da Casa.

A mobilização dos movimentos sindical e sociais será fundamental para enfrentar a bancada ruralista que luta pela aprovação de leis que facilitem o uso de agrotóxicos.

No Brasil, 1% dos proprietários de terra são donos de 44% das áreas agricultáveis. Isso se manifesta no modelo de produção e no impacto que essa produção tem sobre a saúde dos brasileiros, visto que soja, cana, milho e algodão, principais produtos do agronegócio, respondem juntos por 78,5% do uso de agrotóxicos no país.


CUT – 1/12/2014
 
seja socio