O Sindicato visitou, nesta terça-feira 29, agências da Caixa que tiveram o horário de atendimento ampliado até as 21h para a liberação das verbas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Ao todo, três unidades por superintendência foram colocadas em regime de plantão.
Após denúncia dos empregados, o Sindicato e a Apcef-SP enviaram ofício à direção da Caixa cobrando pagamento de horas extras para quem exceder a jornada de trabalho para esta operação do Pronampe. A reivindicação foi acatada pela direção do banco.
Leia o documento na íntegra
Outra cobrança do movimento sindical foi para que os gestores não indicassem empregados para a tarefa com base em punição por não cumprimento de metas. O banco também garantiu que não seria feito.
“O clima nas agências é de que foi uma ação sem planejamento por parte da Caixa. Alguns empregados que teriam que ficar até as 21h foram liberados e creditaram isso à ação do Sindicato”, informou o dirigente sindical Danilo Perez, que visitou as agências nas SR Centro e Leste.
Leia também: Dia marcado por ato em defesa da Caixa e abusos da direção do banco
Autenticado antes da efetivação: denuncie!
O Sindicato orienta, também, que bancários denunciem à entidade (veja abaixo) qualquer pressão por parte dos gestores para autenticação de seguro prestamista antes da efetivação do negócio. A prática, que já foi alvo de denúncias em outras ocasiões, consiste na orientação da chefia para que o bancário cadastre o seguro do cliente no sistema antes da assinatura final do contrato para que já seja contabilizado no sistema de metas.
“Isso acontece porque o sistema às vezes demora para contabilizar esses registros, mas é importante não ceder a este tipo de pressão e denunciar ao Sindicato. Qualquer orientação para que se adote esta ou outras práticas que fujam aos normativos do banco também devem ser informadas, pois configuram assédio moral”, completou Perez.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.
Anexo | Size |
---|---|
263_oficio_vipes-_horario_funcionamento_agencias.pdf (100.92 KB) | 100.92 KB |