Pular para o conteúdo principal
Chapéu
É seu direito!

Sindicato alerta bancários sobre importância da emissão da CAT após assalto

Imagem Destaque
Dirigentes Felipe Garcez e Welington Prado

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região sempre alertou os trabalhadores sobre a importância da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) após assaltos em agências. Na semana passada, os dirigentes Welington Prado e Felipe Garcez estiveram pessoalmente em uma agência do Banco do Brasil no município de Jandira, para conversar com os funcionários, que tinham acabado de sofrer uma tentativa de assalto no local.

Além da emissão de CAT, que é obrigatória pelo banco, os dirigentes alertaram para a importância de passar por atendimento médico e psicológico após o episódio.

“Muitas vezes o trabalhador acha que não sofreu nenhum trauma, e é comum que ele sinta que está tudo bem. Acontece que também é comum que os problemas se manifestem apenas dias depois da situação de violência, de forma mais leve, como uma insônia por exemplo, ou até mesmo desenvolver uma síndrome do pânico. E nesse caso, é a CAT que vai comprovar que aquela doença foi causada pelo assalto sofrido no local de trabalho”, explicou Felipe Garcez, que é funcionário do BB e secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato.

Felipe Garcez lembrou ainda que a CAT fará toda a diferença caso o trabalhador precise passar por perícia do INSS. “Como a CAT garante o nexo causal da doença com o ocorrido na agência, o trabalhador pode ser afastado por doença ocupacional, e isso garante uma estabilidade de 12 meses após a volta ao trabalho. Então a CAT é fundamental e uma forma de resguardar esse direito à estabilidade, caso seja afastado por motivo de saúde.”

O dirigente orientou os funcionários a procurarem o Sindicato, caso o banco não queira emitir o documento.

Na visita, os dirigentes também estavam acompanhados pela médica do trabalho do banco e por uma psicóloga da Cassi (Caixa de Assistência dos Funcionários do BB).

Saiba como contatar o Sindicato

Caso o banco se recuse a emitir a CAT, os trabalhadores devem denunciar ao Sindicato. Podem falar diretamente com um dirigente ou entrar em contato através da Central de Atendimento, por chate-mailwhatsapp ou pelo telefone: 11 31885200.

seja socio