Pular para o conteúdo principal
Chapéu
História em Pílulas

2015: bancários denunciam golpe contra Dilma Rousseff

Imagem Destaque
Fotografia mostra bancários em passeata contra o golpe da presidente Dilma

No novo vídeo da série História em Pílulas vamos relembrar da ruptura democrática dos governos progressistas, ocorrida em 2015, após o Tribunal de Contas da União (TCU), chancelado pelo Congresso Nacional, afirmar ter encontrado irregularidades nas contas do governo de Dilma Rousseff, as chamadas pedaladas ficais, que serviriam de munição para o pedido de impeachment.

O mesmo argumento é comum em demais governos, mas essa foi a cartada da direita para tirar a presidenta Dilma do poder e com ela o PT.

O pedido foi protocolado por três advogados e aceito por Eduardo Cunha (MDB-RJ), presidente da Câmara, preso posteriormente por corrupção.

A partir daí, os trabalhadores passaram a sofrer com os ataques e retirada de direitos com o avanço da direita no poder. Com isso, boa parte desses trabalhadores, seus sindicatos, entre eles os bancários, juntamente com movimentos sociais, passaram a denunciar diuturnamente o golpe machista, misógino e elitista que ocorria no país.

Os impactos contra os trabalhadores viriam meses depois, com o avanço da extrema direita, aperto econômico e retrocesso com Temer e Bolsonaro, além da pandemia de Covid-19.

Quer saber como os trabalhadores enfrentaram tudo isso?

Assista! A série História em Pílulas faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana.

seja socio