Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Assembleias virtuais

Bancários do Itaú aprovam acordos coletivos de trabalho

Imagem Destaque
Imagem em desenho composta de um homem em frente a uma tela gigante de computador que projeta quatro figuras humanas

Os bancários do Itaú aprovaram três propostas de acordos coletivos de trabalho. O primeiro deles abrange todos os empregados do banco, incluindo suas subsidiárias; o segundo contempla os funcionários das agências digitais e o terceiro é específico para a Central de Atendimento. As deliberações se deram por meio de três assembleias virtuais realizadas nesta sexta-feira 27 .

A proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para 2025, e que engloba todos os empregados do banco, é ampla e inclui cláusulas sobre concessão de bolsas de estudo; banco de horas semestral; ponto eletrônico; validação do registro de ponto; teletrabalho e ainda prevê uma importante conquista na área de saúde e condições de trabalho: a redução de metas para quem retorna de licença-saúde. Saiba mais aqui. Este ACT foi aprovado em assembleia, com 93,26% dos votos favoráveis.

Agências digitais

Os bancários do Itaú lotados nas agências digitais aprovaram, com 82,35% dos votos favoráveis, a renovação do acordo específico que prevê direitos e garantias para a área. Entre elas, a de que o atendimento telefônico não ultrapasse a metade da jornada desses trabalhadores.

A proposta prevê ainda a instituição de uma mesa permanente trimestral para debater denúncias de assédio moral e outros problemas, com a participação de um gestor da área de agências digitais.

Central de Atendimento

Os empregados do Itaú que trabalham na Central de Atendimento aprovaram, com 93% dos votos favoráveis, a renovação do acordo que trata das pausas e folgas do pessoal da área. O acordo prevê, para quem trabalha seis horas, duas pausas de 15 minutos cada; e para quem trabalha quatro horas, uma pausa de 15 minutos.

Prevê ainda que a escala de trabalho, que inclui as folgas, seja comunicada a cada trabalhador com pelo menos 30 dias de antecedência; e com a garantia de um sábado e domingo de folga ao mês.

“Agradecemos a todos os bancários que participaram das assembleias. Os acordos resultarão em novos direitos para os trabalhadores do Itaú. Ainda temos muito a avançar na melhoria das condições de trabalhos. E seguiremos lutando por isto. Nesse sentido, as negociações com o banco serão retomadas já na primeira semana de fevereiro, quando será realizada uma mesa para debater empregos, fechamento de agências, o Gera e questões de saúde”, pontua a diretora executiva do Sindicato e bancária do Itaú, Valeska Pincovai.

seja socio