Nesta quinta-feira (4), o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região visitou diferentes unidades bancárias para promover uma importante iniciativa: a Campanha do Laço Branco. A campanha faz parte das ações do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro.
Durante toda a manhã, dirigentes do Sindicato entregaram lacinhos em agências na Avenida Paulista, nas ruas João Brícola e Boa Vista (Centro), na Rua Waldemar Carlos Pereira (Zona Leste), no Parque Novo Mundo (Zona Norte), na Av. Brigadeiro Faria Lima (Zona Oeste), na Estr. do Campo Limpo (Zona Sul) e na Rua Antônio Agu (Osasco). Sensibilizando os bancários e a população ao redor, a entidade reforçou a mensagem de que o enfrentamento à violência de gênero também passa pelo compromisso ativo dos homens.
"Por onde passamos, recebemos manifestações de apoio à campanha, com diversos homens colocando a fita branca e declarando solidariedade. Isso demonstra que, apesar dos números alarmantes de feminicídio, existe um clamor na sociedade para que se elimine a violência contra a mulher", relatou a dirigente sindical Adriana Magalhães.
Adriana participou da mobilização na Zona Norte de São Paulo, no Parque Novo Mundo. A dirigente recorda que essa foi a mesma região onde ocorreu a agressão contra Tainara Souza, atropelada e arrastada por cerca de 1 km, no dia 29 de novembro.
"Por conta do episódio, escolhemos visitar as agências dessa região, que reúne diversas comunidades. É responsabilidade de cada um, junto a sua comunidade, fazer esse alerta contra a violência de gênero", afirma.
Uma luta de todos nós
A Campanha do Laço Branco surgiu em 6 de dezembro de 1989, após um ataque brutal contra mulheres no Canadá. Em resposta, um grupo de homens organizou um movimento público de repúdio, adotando o laço branco como símbolo de compromisso de jamais cometer, tolerar ou silenciar diante da violência contra mulheres. Desde então, a iniciativa cresceu e tornou-se uma das maiores campanhas globais de mobilização masculina contra a violência de gênero.
Instituída pela Lei nº 11.489/2007, a campanha integra a jornada dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O período engloba importantes datas dedicadas aos direitos humanos, igualdade de gênero, justiça social e igualdade racial.
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra;
- 25 de novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres;
- 1º de dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS;
- 2 de dezembro: Dia M - Mulheres, Mobilidade e Mais Respeito;
- 3 de dezembro: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência;
- 6 de dezembro: Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (campanha do Laço Branco);
- 10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Projeto Basta
Além de participar das campanhas nacionais e internacionais, o Sindicato dos Bancários mantém iniciativas contínuas de apoio às mulheres. Um exemplo é o Projeto Basta, criado em 2019, que oferece atendimento jurídico gratuito e acolhimento psicológico a mulheres em situação de violência doméstica, sejam ou não bancárias. A iniciativa tornou-se referência e, ampliada pela Contraf-CUT, hoje está presente em 14 sindicatos, alcançando 485 cidades em todo o país.