Pular para o conteúdo principal

Brasileiros reprovam transporte público

Linha fina
Pesquisa do Ipea mostra que 41% acham serviço ruim nas cidades com mais de 100 mil habitantes
Imagem Destaque

São Paulo - Pesquisa sobre a mobilidade urbana indicou que 41% da população brasileira acha que o serviço de transporte público é ruim no país e 30% que o serviço é bom. Os dados são referentes a municípios com mais de 100 mil habitantes. Nos municípios menores, com menos de 20 mil habitantes, a percepção sobre o transporte público é melhor, 39% da população avalia que o serviço de transporte coletivo é bom, e 27% considera ruim.

Os dados são da segunda edição da Pesquisa de Mobilidade Urbana, divulgada na quinta-feira 19 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).O estudo avaliou como os brasileiros se deslocam no Brasil. Foram entrevistadas 3.781 pessoas em 212 municípios de todas as regiões do país entre os dias 8 e 29 de agosto do ano passado. A pesquisa apontou também que quanto maior a renda salarial do usuário, menor é a utilização do transporte público.

Em pesquisa realizada em novembro passado pelo Sindicato, 55,4% dos bancários apontaram os problemas de mobilidade urbana como um dos que mais afetam a qualidade de vida na cidade. A consulta junto à base serviu como ponto de partida para o planejamento da gestão 2011-2014 da entidade.

> Planejamento debate mobilidade dos trabalhadores

O estudo do Ipea mostrou que a Região Sul é a que mais utiliza carro como o principal meio de transporte. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a utilização de carros representa 64,85% da frota. De cada 3,62 habitantes, um possui carro. Na Região Norte, o principal meio de transporte é a motocicleta, que representa 64,32% da frota. A cada 100,44 habitantes, um possui moto.

Leia mais:
> Sancionada lei nacional de mobilidade urbana
> Lei da mobilidade traz avanços


Redação com informações da Agência Brasil - 20/1/2012


 

 

seja socio