São Paulo - Em 25 de janeiro de 2013 a cidade de São Paulo completa 459 anos. Uma das maiores metrópoles do mundo e maior da América Latina, São Paulo abriga em sua história nove décadas de uma trajetória de lutas e conquistas dos bancários. Isso porque o Sindicato completa 90 anos no dia 16 de abril.
> Programação especial de aniversário
> Vídeo: São Paulo a cidade das Oportunidades
Nesse período, diversos episódios marcantes da cidade e do país fizeram parte da história de luta da entidade. Ruas, avenidas e praças abrigaram greves, mobilizações, passeatas. Assim foi em 18 de abril de 1932 (foto ao lado), quase dez anos após a fundação da Associação dos Funcionários de Bancos de São Paulo (hoje o Sindicato), na primeira greve de bancários da história.
A paralisação foi deflagrada em frente ao Banco do Estado de São Paulo (Banespa), na Rua XV de Novembro, bem pertinho da atual sede do Sindicato, no histórico Edifício Martinelli. Localizado no triângulo da Rua São Bento, Avenida São João e Rua Libero Badaró, o prédio foi o primeiro arranha-céu da América Latina.
Luta por direitos – Toda vez que se lutou pelo fortalecimento da democracia, por liberdade política, justiça social e ampliação de direitos à classe trabalhadora, bancários e Sindicato estiveram juntos, protagonistas de alguns dos mais marcantes episódios do país, registrados também na história de São Paulo.
Era 25 de janeiro de 1984, justamente aniversário da cidade, quando uma multidão ocupou a simbólica Praça da Sé (foto ao lado), em um imenso comício que ficou registrado como a maior manifestação de São Paulo pelo voto direto para presidente, o Diretas-Já. Mesmo sob intervenção da ditadura militar, o Sindicato participou ativamente dessa campanha, desde o primeiro comício, no estádio do Pacaembu, até as organizações de comitês pró-Diretas nos bancos e o movimento por eleições diretas para o Corep e Direp do Banespa. Cujos trabalhadores, vale lembrar, foram responsáveis pela mais emblemática luta contra o processo de privatizações no país, no final dos anos 1990.
Os bancários também foram atuantes no movimento que, em 1992, culminou no impeachment do primeiro presidente eleito após o período da ditadura militar. O povo exigiu: fora Collor! O amplo espaço do Vale do Anhangabaú, no centro, pertinho do Sindicato, abrigou grandes mobilizações que pediam a saída de Collor.
Alguns dos fatos marcantes dos 90 anos do Sindicato, que tomaram as ruas e avenidas da maior capital do país, confundem-se com a história da cidade.
Parabéns – “Nós do Sindicato temos orgulho de saber que nossa trajetória se funde aos principais avanços pela democracia no país e em São Paulo. Apesar de não ter nascido aqui, foi essa cidade que me acolheu e possibilitou que eu fizesse parte da história de luta do Sindicato, o que tanto me orgulha”, diz Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato, ao parabenizar São Paulo em nome da entidade.
Baiana de Nova Soure, Juvandia teve reconhecida sua trajetória de luta na cidade à frente de um dos maiores e mais importante sindicatos do país, ao receber da Câmara dos Vereadores o título de Cidadã Paulistana.
Leia mais
> Juvandia Moreira recebe título de cidadã paulistana
Tatiana Melim - 24/1/2013