São Paulo – Composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens, a exposição Uma Longa Jornada conta a história da prolongada crise de refugiados da Palestina, um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna. Por meio de fotografias históricas e filmagens de arquivo, destaca também violações de direitos humanos e desafios enfrentados pelas vítimas.
Desde o final da Segunda Guerra Mundial, o povo palestino tem constantemente seus direitos humanos violados pelo processo de instalação do estado de Israel. Segundo a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), uma das organizadoras da mostra, são mais de 5 milhões de refugiados no Oriente Médio espalhados pela Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria.
Só em 2014, durante uma invasão de cerca de dois meses a Gaza, cerca de 100 mil casas foram destruídas ou danificadas, afetando aproximadamente 600 mil pessoas. Nessa mesma agressão, mais de 2 mil palestinos foram mortos e outros 10 mil feridos, cerca de 70% deles civis. Só de crianças foram quase 500 mortes.
> Palestinos começam a reerguer suas casas em Gaza
> Israel matou 10 crianças por dia em Gaza
A exposição, já montada em Roma, Jerusalém, Rabat e Nova York, vai até 15 de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é permitida até meia-hora antes do fechamento. O Centro Cultural São Paulo fica na Rua Vergueiro 1.000, Paraíso (ao lado do da estação Vergueiro do metrô), em São Paulo.
Inauguração e debate – A inauguração será no dia 24 de janeiro, na Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo. Logo depois, às 16h, a ONU promove o debate Refugiados da Palestina: ajuda humanitária e o papel do Brasil.
Além da UNRWA, organizam a exposição o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio), com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), do Centro Cultural São Paulo (CCSP), do Atelier Marko Brajovic e do Centro da Cultura Árabe (ICarabe).
Na ocasião, também será formalizada uma parceria entre a SMDHC e a UNRWA.
Serviço
“Uma Longa Jornada”
Período: 24 de janeiro a 15 de março
Horários: Terça a sexta, das 10h às 20h; sábado, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada permitida até meia hora antes
Local: Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo, SP
Leia mais
> Palestina obtém adesão ao Tribunal de Haia
Redação, com informações da ONU Brasil - 20/1/2015