Pular para o conteúdo principal

Inscrições para o ProUni vão até dia 29

Linha fina
Pode participar quem fez o Enem de 2014 e conseguiu pelo menos 450 pontos na média das notas. Também não pode ter tirado 0 na redação ou já ter diploma de curso superior
Imagem Destaque

Brasília - As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começaram na segunda 26 e vão até o dia 29, na página do programa (clique aqui).

Podem participar da seleção os candidatos sem diploma de curso superior. Os estudantes ainda devem atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista; ser pessoa com deficiência, ou professor da rede pública em educação básica; e concorrer a bolsas exclusivamente de licenciatura.

Nesta edição, são 213.113 bolsas de estudo. Do total, 135.616 bolsas são integrais e 77.497 são parciais. As bolsas são destinadas a 30.549 cursos e distribuídas por 1.117 instituições privadas de educação superior.

As integrais são para estudantes que cursaram o ensino médio nas redes pública ou particular, na condição de bolsista integral. Também é necessário comprovar, por pessoa, renda bruta familiar até um salário mínimo e meio. Para as bolsas de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.

O candidato que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode participar, bem como professores do quadro permanente da rede pública que concorrerem a cursos de licenciatura também podem participar. Nesse último caso, não é necessário comprovar renda.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 2 de fevereiro. Os pré-selecionados terão até o dia 9 para comprovar as informações nas instituições. A segunda chamada será no dia 19, com prazo até dia 24 para comprovar as informações. Os não selecionados ficam na lista de espera, entre 2 e 3 de março.

A pré-seleção assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionando a efetivação à aprovação nas fases posteriores e à formação de turma no período letivo inicial do curso.

Como se inscrever - Para se inscrever, é necessário informar o número de inscrição e senha no Enem. É possível recuperá-los na página do próprio Enem (clique aqui). Ao fazer a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno. Quem tem deficiência ou se autodeclarar indígena, preto ou pardo, poderá optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas.

A partir do segundo dia de inscrição, o Prouni calcula a nota de corte - menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados. Caso o estudante queira, pode alterar as opções. Será considerada válida a última confirmada.
 

Veja a lista dos cursos com maior oferta de bolsas

1. Administração – 22.050
2. Pedagogia – 15.562
3. Direito – 15.010
4. Ciências contábeis – 11.917
5. Engenharia civil – 8.405
6. Educação física – 8.181
7. Gestão de recursos humanos – 6.854
8. Enfermagem – 6.801
9. Psicologia – 5.307
10. Engenharia de produção – 5.284


Mariana Tokarnia - 26/1/2015
(Atualizado às 13h04 de 27/1/2015)

seja socio