Pular para o conteúdo principal
Chapéu
coronavírus

Início da vacinação é o começo do fim, mas pandemia ainda está longe de acabar

Linha fina
Imunizantes em produção no Brasil são resultado de recursos públicos em ciência e em órgãos estatais de pesquisa; cerca de 210 milhões de brasileiros aguardam a imunização, mas ainda é necessário manter as medidas de isolamento social e o uso de máscaras
Imagem Destaque
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Neste domingo 17 foi feita a primeira aplicação no Brasil da vacina contra a Covid-19, fora dos ensaios clínicos. A imunização ocorreu no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na capital paulista.

> Condução de Bolsonaro na crise do coronavírus é trágica e genocida, afirma ex-ministro da Saúde

A aplicação aconteceu minutos depois de a Coronavac, vacina do laboratório Sinovac produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, ter seu uso emergencial aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A primeira pessoa a ser imunizada foi a enfermeira Monica Calazans, 54, que trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. 

Durante a pandemia, o Sindicato negociou condições de trabalho para a categoria visando a segurança e a saúde dos trabalhadores, que resultaram a manutenção de mais de 300 mil bancários em regime de home office. Contudo, agora é necessária mobilização popular para que a população tenha a vacina o mais breve possível.

Importante lembrar que as vacinas que serão produzidas no Brasil e aplicadas na população (Coronavac e Oxford) são resultado de
recursos públicos em ciência e em órgãos estatais de pesquisa, como o Instituto Butantã e a fundação Oswaldo Cruz, além de investimento na formação de cientistas em universidades públicas. 

Também é fundamental destacar que o Sistema Único de Saúde, uma conquista do povo brasileiro, está sendo responsável pela imensa maioria das internações e tratamentos contra a covid-19. 

O Brasil tem cerca de 210 milhões de habitantes, todos aguardando pela vacina. Mas é fundamental frisar que, por enquanto, nem mesmo para os grupos prioritários (profissionais de saúde, indígenas e idosos com mais de 75) existem doses suficientes. 
O que deveria ser reforçado agora – algo que o governo não faz, seja o estadual ou o federal – é que a vacinação ampla vai demorar. 

Portanto, o momento é de manter as medidas de isolamento e distanciamento social e o uso de máscaras. 

Essas orientações deveriam estar sendo reforçadas por todas as autoridades públicas sobre a vacinação, e teriam de estar sendo veiculadas a cada intervalo comercial e vídeo no YouTube. Infelizmente, não é o que acontece.

De acordo com os cientistas não existe tratamento precoce. Além disso, expectativa de vacinação não imuniza, apenas a sua aplicação. 

seja socio