São Paulo - Ao som da sambista Adriana Moreira, os bancários abrirão o Carnaval da categoria, levando para as ruas do centro velho as reivindicações para igualdade de oportunidade na vida, no trabalho e na sociedade. A manifestação nesta quinta 16 começa às 16h, com o “esquenta” em frente à sede do Sindicato (Rua São Bento, 413).
Sempre marcado pelo bom humor e irreverência típicos dos bancários, o bloco será dividido em cinco alas, cujos temas serão tratados durante todo o ano: Relações Compartilhadas, Não à Violência de Gênero, Igualdade de Remuneração, Ampliação da Licença-Paternidade e Participação Política e Poder.
“Nosso bloco já tem histórico de conquista. Foi nele que lançamos a necessidade de ampliação da licença-maternidade para seis meses que, mais tarde, tornou-se realidade para a categoria”, destaca a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
Mulheres homenageadas – O bloco deste ano conta com uma novidade: a homenagem a mulheres que tiveram atuação marcante na sociedade brasileira. Num elenco de 30 personalidades femininas, os bancários indicaram, por meio do site do Sindicato, as dez que estarão representadas na última ala, denominada Participação Política e Poder. São elas: Irmã Dulce, Maria da Penha, Zilda Arns, Elis Regina, Margarida Alves, Lélia Abramo, Dilma Rousseff, a jogadora de futebol Marta, Pagu e Marta Suplicy.
> Bancários homenageiam personalidades femininas
“Estamos convidando a categoria a integrar a ala com que mais se identificar. O bloco já se tornou tradição, pois alia diversão à luta diária dos trabalhadores”, acrescenta Juvandia.
O desfile será finalizado com um show especial de Adriana Moreira no Grêmio Recreativo Café dos Bancários, localizado no térreo do Edifício Martinelli, sede do Sindicato.
MB em Debate – Os temas do bloco serão debatidos durante o Momento Bancário em Debate que vai ao ar também na quinta 16, a partir das 20h.
Leia mais
> MB em Debate volta na quinta-feira, ao vivo no site
Redação - 15/2/2012