Pular para o conteúdo principal

Mesa de igualdade de oportunidades será retomada

Linha fina
Negociação no dia 29 cobrará da Fenaban avanços no combate à discriminação e na promoção da diversidade
Imagem Destaque

São Paulo – Os representantes dos trabalhadores retomam na quarta-feira 29 as negociações específicas sobre igualdade de oportunidades, e cobrarão da federação dos bancos (Fenaban) avanços sobre os pontos discutidos na mesa temática anterior, ocorrida em 26 de agosto de 2011.

> Igualdade de oportunidades precisa avançar nos bancos

Segundo a diretora do Sindicato Neiva Ribeiro, integrante do Coletivo de Gênero da entidade e representante na CGROS (Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual da Contraf-CUT), serão abordados pelo menos quatro pontos. Um deles é a apresentação, pela Fenaban, dos dados do plano de ação dos bancos para combater a discriminação no ambiente de trabalho. “Esse plano foi elaborado pelos bancos depois da realização do Mapa da Diversidade, que apresentou dados sobre número de negros, mulheres e pessoas com deficiência no setor. Queremos saber se esse quadro avançou e que ações estão sendo implantadas”, afirma Neiva.

Outra discussão que será retomada é sobre o conteúdo dos cursos de formação de líderes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). “Isso foi apresentado na reunião anterior. Os trabalhadores querem participar da elaboração dos módulos para que o curso também sensibilize os altos gestores para a questão do respeito à diferença e da igualdade de oportunidades.”

Os demais assuntos que serão apresentados pelos dirigentes serão o calendário de reuniões, que serão trimestrais, e a democratização do acesso às vagas no setor financeiro. “Queremos que as vagas sejam divulgadas amplamente nos meios de comunicação. O que acontece hoje é que muitos ficam sabendo do emprego por meio de um parente ou amigo bancário, o que não contribui para ampliar o número de negros ou pessoas com deficiência nas empresas”, explica Neiva.

Outros temas – Também serão retomadas as mesas temáticas de Segurança Bancária, que acontece em 1º de março, e a de Terceirização, marcada para 9 de março. A de Saúde do Trabalhador deve ter data definida nos próximos dias. O estabelecimento de mesas temáticas de negociação foi uma conquista da campanha nacional da categoria, em 2011.


Andréa Ponte Souza - 27/2/2012

seja socio