São Paulo – Uma das causas que limitam o crescimento da economia, segundo especialistas, é a falta de mão de obra qualificada. Mas técnicos do Banco Central acreditam que esse problema está sendo amenizado pelo aumento do tempo de estudo que eleva a produtividade dos trabalhadores brasileiros.
Levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a escolaridade média dos brasileiros com mais de 25 anos aumentou de 5,6 anos para 7,2 anos entre 2000 e 2011. Proporcionalmente, esse é um aumento de 28%, maior do que o observado na China e na Índia.
De 2000 a 2011, a escolaridade média dos chineses com mais de 25 anos subiu de 6,6 para 7,5 anos, de acordo com dados que formam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU. No México, aumentou de 7,4 anos para 8,5 anos. A escolaridade média dos brasileiros ainda é menor em termos absolutos, se comparada à desses países. Mas, para o cálculo dos ganhos de produtividade, o relevante é o aumento do tempo de estudo. Na Índia, ele subiu de 3,6 anos para 4,4 anos no período.
Redação, com informações do Valor Econômico - 14/02/2013
Linha fina
Maior escolaridade ajuda a alavancar capacidade de crescimento no médio e longo prazos
Imagem Destaque