São Paulo – Os bancários devem se programar para o fim do horário de verão. Os relógios serão atrasados em uma hora à meia-noite deste sábado 15 para domingo 16. Os trabalhadores terão uma hora a mais para descansar no fim de semana.
Em vigor desde a meia-noite de 19 de outubro de 2013, a medida tem como objetivo o maior aproveitamento da luz solar e evitar a necessidade de mais investimentos em geração e transmissão de energia.
Além de São Paulo, o horário de verão foi adotado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Um dos principais resultados esperados é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Sem o horário de verão, o consumo maior de energia acontece por volta das 18h, coincidindo também com o consumo do comércio e da indústria. Na prática, o horário de verão costuma gerar, em média, economia de energia da ordem de 1% e na demanda, no horário de pico, de 3,5 a 5%.
A previsão de economia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste é de R$ 400 milhões com os 119 dias de duração do horário de verão, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema).
Redação, com informações da Agência Brasil – 13/2/2014
Linha fina
Com fim do horário de verão a partir da meia-noite deste sábado para domingo, trabalhadores poderão descansar uma hora a mais
Imagem Destaque