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Documento revela 700 falhas em 30 dias no Metrô

Linha fina
Problemas foram identificados em trens da série K, a mesma que causou a pane no dia 4 de fevereiro
Imagem Destaque

São Paulo – Um documento obtido pela Rádio CBN revela que os trens da frota K, que circulam pela Linha 3-Vermelha, apresentaram ao longo de 30 dias quase 700 falhas técnicas.

Problemas como descarrilamento, sistema de freios ineficiente, portas que se abrem com o trem em movimento, e até um incêndio foram reportados. Foi um trem dessa série que apresentou pane na terça-feira 4, quando 10 estações da Linha 3-Vermelha ficaram fechadas por cinco horas.

“Quando eu vejo que é a frota K já fico com receio de pegar o trem para operar. Você não consegue imaginar o que pode acontecer durante a circulação e você que está no comando é que vai ter que tentar resolver alguma situação emergencial”, contou um funcionário à CBN.

O diretor de Operações do Metrô de SP, Mario Fioratti, disse à rádio que “os trens da frota K têm atendido plenamente ao conforto dos usuários e à segurança. Não há absolutamente nenhuma restrição”.

Mas para o deputado estadual e líder do PT na Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Marcolino, os dados contidos no documento comprovam o sucateamento do Metrô e a política de remendos adotada pelo governo no sistema metroviário.

“Tentam maquiar uma ineficiência do Metrô com a reforma de trens antigos, enquanto o sistema como um todo não está sendo estruturado como deveria. É um problema de gestão. Agora os problemas começam a surgir com mais frequência”, avalia.

CPI – Na quarta-feira 5, mais um deputado assinou o pedido para a instauração de uma CPI na Assembleia Legislativa, para investigar as denúncias de corrupção envolvendo autoridades do estado e empresas fornecedoras de sistemas e composições para o Metrô e a CPTM, como a Alstom e a Siemens.

Com a adesão de Rafael Silva (PDT), agora faltam apenas três parlamentares para a implantação de uma investigação no legislativo paulista com poderes para quebra de sigilo. O PT tenta desde 2008 investigar denúncias de corrupção no Metrô e na CPTM, mas deputados da situação sempre conseguiram barrar o pedido.


Rodolfo Wrolli, com informações da Rádio CBN - 6/2/2014

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