São Paulo – A população de São Paulo poderá eleger pela primeira vez, nos dias 15 e 22 de fevereiro, representantes para o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes. O órgão colegiado tem o papel de propor medidas e fiscalizar o andamento da política de mobilidade da cidade e poderá solicitar informações e convidar técnicos e especialistas para discutir assuntos relativos ao tema. Os conselheiros terão mandato de dois anos e não serão remunerados.
A sociedade civil poderá eleger 15 pessoas, um representante para cada uma das cinco regiões da cidade e dez representantes pelos segmentos que compõem a política de transporte: meio ambiente e saúde, juventude, ONGs, ciclistas, pessoas com deficiência, idosos, movimento estudantil secundarista e universitário, movimentos sociais e sindicato de trabalhadores.
Para se candidatar a uma das vagas dos segmentos temáticos, no dia 15, é preciso participar de um encontro, entre 8h30 e 12h, na Universidade Nove de Julho, na rua Vergueiro, 235, no Paraíso, e montar uma chapa, com candidato a titular e a suplente. A eleição dos conselheiros será no mesmo dia.
Já os candidatos para uma das vagas regionais devem fazer a inscrição para participar do pleito até o dia 18 no site que trata do conselho. A votação será feita nas Subprefeituras da Penha, para os moradores da zona leste; M'Boi Mirim, para a população da zona sul; Pinheiros, para os residentes na zona oeste, e Santana/Tucuruvi para quem mora na zona norte. Os moradores do centro poderão devem votar na Câmara Municipal. O horário das votações também será das 8h30 às 12h.
Ao todo, o conselho terá 41 vagas. As outras 26 serão divididas igualmente pelo poder público e pelas operadores dos serviços de transporte.
Os novos conselheiros devem assumir no dia 27 de março, data da reunião ordinária seguinte do conselho.
Gisele Brito, da Rede Brasil Atual - 10/2/2014
Linha fina
Sociedade civil poderá eleger 15 representantes. Órgão pode propor medidas e fiscalizar o andamento da política de mobilidade
Imagem Destaque