Pular para o conteúdo principal

Bancário com LER demitido pelo HSBC é reintegrado

Linha fina
Amparado por sindicado em Pernambuco, trabalhador reverteu dispensa na Justiça. Ele estava afastado desde dezembro de 2013
Imagem Destaque

Recife - O Sindicato dos Bancários de Pernambuco reintegrou um bancário na sexta-feira 30 demitido pelo HSBC de forma ilegal. Depois de 17 anos de trabalho, Washington do Nascimento Monteiro foi dispensado em dezembro de 2013 sem nenhuma justificativa, mesmo sofrendo por doença ocupacional - Lesão por Esforços Repetitivos e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (LER/Dort).

Há anos, muito antes da demissão, Washington já sentia dores nos membros superiores. Depois de ser demitido, ele procurou o sindicato, que emitiu a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O resultado da perícia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou a LER/DORT. Desde dezembro de 2013, ele está licenciado e recebendo auxílio-doença. Devido a doença ocupacional, a demissão dele é ilegal.

Bamerindus - Washington começou a trabalhar no HSBC como estagiário, quando o banco ainda era Bamerindus. "Trabalhei em vários setores e agências do banco. Inclusive, durante meses, morando no Recife, trabalhei em três agências na Paraíba, ao mesmo tempo. Num dia, trabalhava numa agência, num município paraibano. No outro dia, trabalhava em outra, em outro município. Às vezes, trabalhava em duas ou três agências no mesmo expediente", conta. "E não ganhava nenhum adicional por isso", completa.

O bancário relata, também, que, devido a falta de pessoal para suprir as demanda das agências, era comum os funcionários do HSBC só saírem para almoçar por volta das 17h. "Só agora, depois da demissão, tenho a clareza de tudo que vivi no banco. Já fui o funcionário que mais fez mais hora extra no HSBC, no Brasil", afirma Washington, que foi assessorado na Justiça pelo escritório Lapenda e Freire Advocacia, que presta serviços para o Sindicato.


Seec Pernambuco, com edição da Redação - 4/2/2015

seja socio