Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Esperança à vista

Estatuto do Trabalho pretende contrapor nova Lei Trabalhista

Linha fina
Documento em debate no Senado pode ser uma alternativa contra os abusos da nova legislação
Imagem Destaque
Fotos: Geraldo Magela/Agência Senado

São Paulo – A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado irá apresentar, em 1º de maio, uma versão preliminar do Estatuto do Mundo do Trabalho. A proposta tem como objetivo reverter pontos da nova Lei Trabalhista em vigor desde novembro do ano passado e que vem promovendo um retrocesso histórico nos direitos e garantias da classe trabalhadora.

À frente do anteprojeto de lei como relator da matéria e vice-presidente da subcomissão, o senador Paulo Paim (PT-RS) explicou ao portal da CUT que esta primeira versão do documento, chamada por ele de nova CLT, irá fortalecer os trabalhadores e trabalhadoras. Questões como trabalho escravo e a terceirização sem limites, que na atual lei contemplam apenas os patrões, estão previstos no novo texto.

O parlamentar disse, ainda, que levará essa proposta aos candidatos à presidência da República nas eleições deste ano, pois, segundo ele, “essa matéria só deverá ser apreciada em plenário quando o Poder Executivo tiver um representante legitimamente eleito”.

Para que o Estatuto do Mundo do Trabalho se torne realidade, a matéria precisa ser aprovada nas comissões do Senado para depois ser levada ao plenário.  Até agora foram realizadas 17 audiências públicas e deverão ocorrer dois encontros por semana até fechar a proposta. O texto está sendo elaborado em conjunto com juízes, promotores, advogados, movimentos sociais, centrais sindicais e sindicatos.

 

 

seja socio