Pular para o conteúdo principal
Chapéu
É para respeitar!

Santander, bancários têm 1 ano para obter o CPA!

Linha fina
Banco tem obrigado seus funcionários a tirar a certificação de imediato, contrariando resolução do Banco Central
Imagem Destaque
Foto: Maurício Morais / Arquivo / Seeb-SP

O Santander vem pressionando os bancários que mudaram de função a obter imediatamente a certificação CPA-10 ou CPA-20 quando necessário às suas novas atribuições. O problema é que esta medida desrespeita uma determinação do próprio Banco Central.

Segundo a Resolução nº 3.158, os bancos devem assegurar o prazo de 1 ano para que o empregado possa regularizar a sua certificação adequada à função. A norma está em vigor desde dezembro de 2003, e tal prazo está previsto logo no parágrafo 2º.

“Se há um normativo do Banco Central que estabelece o prazo de 1 ano para obtenção do certificado, cabe ao banco cumprir, não há necessidade sequer de negociação”, frisa a dirigente sindical Lucimara Malaquias, bancária do Santander.

Lucimara orienta que os bancários que se sofrerem pressão devem procurar imediatamente o Sindicato pelos telefones 3188-5200 ou 97593-7749, pelo site ou pessoalmente nas regionais. Ela lembra, também, que o Sindicato oferece 50% de desconto em cursos preparatórios para o certificado CPA-10 e CPA-20 na Faculdade 28A. De CPA-20, por exemplo, a próxima turma terá início no dia 18 de março, em Osasco.

> Fortaleça a luta da categoria, faça já sua sindicalização!

seja socio