Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Descaso

Depois de assalto na ALESP, deputados ignoram segurança dos bancários

Linha fina
Parlamentares criticaram a falta de segurança de seus colegas, mas ignoraram riscos aos quais estão expostos os trabalhadores dos três bancos na Assembleia Legislativa
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

Uma agência bancária do Santander, dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo, foi assaltada na última segunda-feira (10). Dois homens armados levaram cerca de R$ 400 mil, perto das 15h30 e fugiram do local. A falta de segurança a qual estão expostos os trabalhadores bancários e clientes, entretanto, não parece ser uma preocupação dos deputados estaduais da casa, que repercutiram o crime pensando apenas na própria integridade.

Para o secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Carlos Damarindo, em toda repercussão dada pelos parlamentares paulistas ao caso, não houve preocupação com a ampliação dos sistemas de segurança das agências para a proteção dos trabalhadores.

“Se um assalto como este acontece dentro da Assembleia, imagine em outros pontos da cidade. Isso mostra a fragilidade destes sistemas de segurança, que vem sendo reduzidos pelos bancos, e a falta de regulação no Estado neste sentido”, critica Damarindo. No local, existem três agências bancárias, uma do Santander, outra do Bradesco e outra do Banco do Brasil.

Ele ainda repreendeu a postura dos deputados, que não prestaram solidariedade com trabalhadores e clientes, e ainda tentaram culpabilizá-los. Damarindo cobra que as leis estaduais ampliem a segurança dentro das agências, mas também em correspondentes bancários, Correios e lotéricas, garantindo portas de segurança e vigilantes em todas as unidades bancárias.

O dirigente destaca também que o Santander precisa explicar porque um volume tão grande de dinheiro estava disponível em uma agência sem segurança.

seja socio