Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mesa com Fenaban

Sindicato conquista canal de atendimento a bancárias vítimas de violência

Linha fina
Fenaban se comprometeu em apresentar detalhes desse acordo nos próximos dias, para serem discutidos pelo Comando dos Bancários. Em mesa nesta quarta 19 também foram apresentados dados preliminares do Censo da Diversidade, que será divulgado por completo em março
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Em mesa de negociação, nesta quarta-feira 19, a Fenaban (federação dos bancos) acatou uma importante reivindicação do Comando Nacional dos Bancários: a criação de um canal de atendimento a bancárias vítimas de violência. A reivindicação já havia sido apresentada aos bancos em março de 2019. Agora, a Fenaban irá construir uma proposta e enviar ao Comando já na próxima semana, para dar início às discussões para a construção deste canal, que tem data indicativa de lançamento no dia 11 de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Na reunião desta quarta, a Fenaban também apresentou dados preliminares do Censo da Diversidade Bancária, que será divulgado por completo também em março.

“Os bancos apresentaram os primeiros resultados do Censo da Diversidade, que é uma conquista da categoria da mesa de igualdade de oportunidades. E devem finalizar os dados no fim do mês de março. Reivindicamos salários e oportunidades iguais para todos. Nossa luta também é pelo atendimento, em cada instituição, das bancárias vítimas de violência. E hoje (quarta) tivemos um importante avanço neste sentido", diz a presidenta do Sindicato, Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

Ivone lembra que o Sindicato é pioneiro no atendimento jurídico a mulheres vítimas de violência, tendo lançado em 2019 este serviço. “Acreditamos que esse serviço é de extrema importância e deve ser ampliado. Os bancos já responderam positivamente a nossa proposta de ter um canal de denúncia e atendimento a essas bancárias, vamos acertar os detalhes para assinar no mês de março, em uma próxima negociação”, acrescentou Ivone.

> Sindicato lançou atendimento jurídico a vítimas de violência em 2019

Censo da Diversidade

Os dados preliminares do  3º Censo da Diversidade Bancária mostraram que a desigualdade persiste. “Ainda não temos acesso aos dados completos. Mas sabemos que a desigualdade entre homens e mulheres nos bancos persiste, com diferenças de salários e poucas mulheres ocupando cargos de alto escalão. As negras e negros ainda são minoria também. Mas essas questões serão discutidas na mesa com a Fenaban com mais profundidade quando tivermos os dados completos do Censo”, informa Ivone.

seja socio