Pular para o conteúdo principal

Relação compartilhada é tema de seminário

Linha fina
Debate será na sexta 9, quando será também lançada uma cartilha. Um dia antes, bancários participam de caminhada de 8 de março, Dia Internacional da Mulher
Imagem Destaque

São Paulo – O mês de março é de debate sobre a condição das mulheres na sociedade e no mundo do trabalho. Em comemoração ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Sindicato promove um seminário sobre relações compartilhadas.

O evento será na sexta-feira 9, às 9h30, e terá como convidada a professora Paula Loureiro, mestra em Direito Político e Econômico, autora da dissertação Alexandra Kollontai - A mulher, o direito e o socialismo, sobre o pensamento de Alexandra, filósofa e política russa à época da Revolução de 1917.

A abertura do seminário será feita pela presidenta e pela secretária-geral do Sindicato, Juvandia Moreira e Raquel Kacelnikas, respectivamente, além das dirigentes sindicais do coletivo de gênero da entidade. Será feito também o lançamento da cartilha Para um mundo melhor, relações compartilhadas.

A cartilha busca promover um debate na categoria com informações sobre a divisão de tarefas domésticas entre os dois gêneros, educação dos filhos e equiparação salarial. O informativo também reúne uma série de convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que, se ratificadas no Brasil, colaborariam para a igualdade profissional e pessoal entre homens e mulheres, além de provocar a discussão sobre a importância da ampliação da licença-paternidade e a extensão para seis meses da licença-maternidade para trabalhadoras de todas as categorias, realidade hoje entre as bancárias.

> Avança projeto que multa quem paga menos a mulher

Homenagem - Um show de blues, também na sexta 9, encerra o dia de palestras sobre relações compartilhadas. O Grêmio Recreativo Café dos Bancários recebe Isabel Tavares e Banda Black Coffe, às 20h, que promete sacolejar as convidadas. O espaço abre às 17h e é exclusivo para bancários sindicalizados e seus convidados no charmoso Edifício Martinelli (Rua São Bento, 413).

> Todos os ritmos em homenagem às mulheres

Caminhada – Na quinta 8, a categoria está convidada a participar do Ato Unificado do Dia Internacional da Mulher, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em parceria com movimentos sociais, de mulheres e várias entidades organizadas da sociedade civil. A concentração será às 14h, na Praça da Sé. A caminhada começa às 15h e vai até a Praça da República.


Gisele Coutinho – 5/3/2012

seja socio