Pular para o conteúdo principal

Socióloga do Dieese defende relações compartilhadas

Linha fina
MB em Debate do dia 8 discutiu igualdade de oportunidade e salários iguais para bancários e bancárias
Imagem Destaque

São Paulo – A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, recebeu no MB em Debate do Dia Internacional da Mulher a dirigente sindical Neiva Maria e a socióloga Sirlei Marques de Oliveira, do Departamento Intersindical de Estudo e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese). O assunto em pauta foi a igualdade de oportunidades para homens e mulheres, tema que já é debatido há décadas na entidade, com avanços contínuos e debates não só no 8 de março, mas durante todo o ano e nas rodadas de negociações nas campanhas nacionais.

Para a socióloga do Dieese, o tema da cartilha Para um mundo melhor, relações compartilhadas, que será lançada na sexta-feira 9 pelo Sindicato, é essencial. “Se não discutirmos as relações compartilhadas teremos menos oportunidades para debater a mulher no mercado de trabalho.”

Segundo Sirlei, além dos salários menores, as taxas de desemprego são maiores para as mulheres. “Ainda existe uma desigualdade muito grande entre o homem e a mulher no mercado de trabalho, e isto acontece em diversas regiões do Brasil.”

A diretora do Sindicato Neiva Ribeiro alertou sobre o tempo que a mulher trabalha em casa, além da jornada de trabalho. “São 22 horas por semana. E ela ainda tem a escolaridade mais alta em relação aos homens.”

O MB em Debate vai ao ar todas as quintas-feiras, às 20h, ao vivo pelo site do Sindicato.


Redação – 9/3/2012

seja socio