Pular para o conteúdo principal

PL prevê metrô 24 horas em São Paulo

Linha fina
Para autor do projeto, deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), transporte beneficiaria bancários e trabalhadores em geral e o público da noite. Petição na internet pede aprovação
Imagem Destaque

São Paulo – A maior cidade da América do Sul e mais importante centro financeiro do país necessita de transporte público ininterrupto. É o que defende o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT), autor do projeto de lei 621/2011, que prevê metrô 24 horas à disposição dos 20 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo.

O PL será discutido em audiência pública na Assembleia Legislativa na quarta-feira 20, às 18h30. Além disso, está disponível na internet petição pública em apoio ao projeto que busca 100 mil assinaturas até a data da audiência.

> Assine petição pelo metrô 24 horas

Bancário e ex-presidente do Sindicato, Marcolino lembra que a cidade concentra enorme quantidade de empresas com até quatro turnos de trabalhadores, inclusive no setor financeiro.

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, chama a categoria bancária a assinar a petição pela aprovação do projeto. “A dificuldade de mobilidade foi apontada pelos bancários como um dos principais problemas da cidade, em pesquisa realizada pelo Sindicato no final de 2011. Para nossa categoria, que muitas vezes trabalha até a madrugada, é fundamental que o metrô funcione por 24 horas”, diz.

Lazer e cultura – O autor do projeto ressalta que nem só de trabalho vive a maior cidade do país. “A cidade também é movimentada por um grande público amante da cultura”, lembra. E esse público, segundo ele, também contribui para o crescimento econômico e precisa ser mais bem assistido em relação ao transporte noturno.

Além disso, o parlamentar lembra que o funcionamento do metrô por toda a madrugada facilitaria a obediência à nova lei seca. “Com um metrô 24 horas, com qualidade e segurança, pessoas que saem à noite para se divertir ou que trabalham nesse horário estariam bem assistidos.”

Mais emprego – Marcolino (foto) destaca ainda que, além de beneficiar trabalhadores, estudantes noturnos e o público de eventos culturais, o projeto pode viabilizar estudos para que outros serviços comecem a funcionar na madrugada. “Com isso, haverá geração de mais emprego”.

O PL 621/2011 encontra-se atualmente indexado ao PL 379, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), que dispõe sobre o horário de funcionamento das estações do metrô nos finais de semana.


Redação - 15/3/2013

seja socio