Pular para o conteúdo principal

Assédio em holerite faz empresa ser condenada

Linha fina
“Não desanime, pois até um pé na bunda te empurra pra frente” foi impressa em contracheques de empregados, que ganharam processo na Justiça
Imagem Destaque

São Paulo – Os trabalhadores de uma construtora na Bahia vão receber indenização por terem em seus holerites uma frase que sugeria demissão: “Não desanime, pois até um pé na bunda te empurra pra frente”. O caso foi decidido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 12 de março.

Para a relatora do processo, ministra Kátia Magalhães Arruda, o conteúdo da frase é “rude e inapropriado para o ambiente de trabalho”. De acordo com a sentença, “foi demonstrado que a reclamada [Vertical Engenharia] não observou as regras de boa educação e de urbanidade que devem regular as relações de trabalho”.

Os empregados já tinham vencido anteriormente no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) daquele estado. A construtora recorreu, mas foi em vão: os funcionários receberão um salário mínimo da época cada um, a mesma indenização estipulada pelo TRT.

A empresa alegou que não teve participação na escolha da frase e que ela teria sido publicada “por terceiros”.

O processo foi aberto pelo sindicato dos trabalhadores do setor de construção das cidades de Candeias, Simões Filho, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde e Madre de Deus.


Redação, com informações do Valor Econômico – 19/3/2014

seja socio