São Paulo – Os trabalhadores de uma construtora na Bahia vão receber indenização por terem em seus holerites uma frase que sugeria demissão: “Não desanime, pois até um pé na bunda te empurra pra frente”. O caso foi decidido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 12 de março.
Para a relatora do processo, ministra Kátia Magalhães Arruda, o conteúdo da frase é “rude e inapropriado para o ambiente de trabalho”. De acordo com a sentença, “foi demonstrado que a reclamada [Vertical Engenharia] não observou as regras de boa educação e de urbanidade que devem regular as relações de trabalho”.
Os empregados já tinham vencido anteriormente no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) daquele estado. A construtora recorreu, mas foi em vão: os funcionários receberão um salário mínimo da época cada um, a mesma indenização estipulada pelo TRT.
A empresa alegou que não teve participação na escolha da frase e que ela teria sido publicada “por terceiros”.
O processo foi aberto pelo sindicato dos trabalhadores do setor de construção das cidades de Candeias, Simões Filho, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde e Madre de Deus.
Redação, com informações do Valor Econômico – 19/3/2014
Linha fina
“Não desanime, pois até um pé na bunda te empurra pra frente” foi impressa em contracheques de empregados, que ganharam processo na Justiça
Imagem Destaque