Pular para o conteúdo principal

Sindicato Cidadão está de olho na educação infantil

Linha fina
No mês das mulheres, trabalhadoras cobram mais vagas nas creches de São Paulo e qualidade no ensino
Imagem Destaque
São Paulo – O mês é da mulher, mas o assunto é da família: vagas em creches. Trabalhadoras debateram a questão durante o Encontro Estadual de Mulheres no início de março e a preocupação também permeia a pauta do Sindicato Cidadão.

“O lema do atual governo federal é Brasil, Pátria Educadora. Não poderíamos deixar de debater e cobrar melhorias na educação de base na esfera municipal. Não apenas quando o assunto é quantidade de escolas, mas também estamos de olho na qualidade do ensino”, ressalta a dirigente sindical Érica Godoy.
A gestão do prefeito Fernando Haddad criou 14,1 mil vagas em creche em dois anos. Eram 214.094 crianças matriculadas em dezembro de 2012. No mesmo mês de 2014, esse número passou para 228.204. Os dados são da Secretaria Municipal de Educação.
Parceria – No dia 10 de março, o prefeito e o secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita, e a vice-prefeita Nádia Campeão reuniram-se com 177 empresários para apresentar o projeto Meu Lugar, solicitando ajuda para a construção de creches no Município. As empresas ficam por conta da construção das creches e cessão do terreno. A gestão fica a cargo da prefeitura. “Avaliamos como uma iniciativa positiva e que pode trazer bons resultados à cidade, uma vez que o número de creches ainda não é satisfatório e muitas crianças estão à espera de vaga”, avalia Érica.
A promessa da prefeitura é a construção de 243 novas creches até o fim da gestão. A Rede Municipal de Educação atende hoje quase meio milhão de alunos, 50% do total de crianças paulistanas de 0 a 5 anos. Desde 2013, foram criadas 41.233 vagas na educação infantil, das quais 10.870 em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis, pré-escola) e 30.363 em Centros de Educação Infantil (CEIs, creches). Das 243 creches previstas pela administração municipal, 31 já foram concluídas, 32 estão em andamento, 122 já foram licitadas e outras 58 serão licitadas ainda neste ano. Aguardam vaga em creche 99.395 crianças (de zero a três anos). A prefeitura não divulga quantas crianças até 5 anos e 11 meses (idade da educação infantil) aguardam vagas.

Redação, com informações do Planeja Sampa – 19/3/2015
seja socio