Pular para o conteúdo principal

Em dia de reunião com Pedro Guimarães, empregados protestarão

Linha fina
A mobilização dos trabalhadores surtiu efeito e finalmente o presidente da Caixa marcou audiência com empregados, agendada para terça 26; No mesmo dia, bancários voltarão a vestir preto em protesto contra desmonte e na defesa dos direitos
Imagem Destaque
Foto: Mauricio Morais

A mobilização dos empregados em defesa da Caixa 100% Pública, dos direitos dos trabalhadores e contra o desmonte e fatiamento do banco público surtiu efeito - principalmente após a grande mobilização ocorrida no Dia Nacional de Luta, realizado em 15 de março – e fez com que o presidente Pedro Guimarães convocasse audiência com a representação dos empregados, agendada para terça-feira 26.

> Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“O fato de o presidente Pedro Guimarães ceder ao finalmente aceitar se reunir com os trabalhadores mostra a força da nossa mobilização e a importância da participação cada vez maior de todos nos protestos”, avalia o diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis.

Entre outros pontos, os principais temas a serem questionados pelos empregados na audiência são: 

- Reestruturação do banco: contratação de empregados, preservação das funções e não fechamento de unidades.

- Cobrança pela valorização da mesa de negociação, dos acordos e direitos históricos dos empregados. 

- Esclarecimentos sobre o que é verídico em relação às informações divulgadas na imprensa sobre suposta manipulação do balanço através de provisionamento bilionário, reduzindo a lucratividade e a esperada PLR dos empregados.

Dionísio lembra que, nos termos da cláusula 48, parágrafo segundo, do ACT 2018/202, a Caixa se comprometeu a discutir quaisquer “impactos na vida funcional dos empregados, decorrentes da implantação de novos processos de trabalho pela empresa”. “Qualquer mudança a ser implementada deve resguardar os direitos dos empregados, bem como a saúde física e mental”, enfatiza.

Protesto

No mesmo dia da audiência com o presidente do banco, os empregados da Caixa farão nova mobilização contra o fatiamento da instituição, mais especificamente contra o leilão da Lotex, remarcado para o dia 26 de abril, quando os trabalhadores farão um grande ato contra a entrega desse patrimônio da população brasileira para a iniciativa privada.

> Caixa: contra a entrega da Lotex, dia 26 de março use preto

Na atividade de terça-feira, 26 de março, os empregados vestirão preto, serão realizadas reuniões nos locais de trabalho e, nas redes sociais, postarão fotos e outras informações com a hashtag #ACaixaédoBrasil.

“É fundamental que no período que antecede a data prevista para a entrega da Lotex ao capital privado, os empregados e a população se mobilizem contra este ataque contra a Caixa, seus trabalhadores e também à sociedade, que perderá um patrimônio importantíssimo”, conclama Dionísio.

> Pedro Guimarães comemora venda de ativos

“Não podemos aceitar que recursos que hoje financiam cultura, educação, esporte e segurança sejam destinados para o lucro privado de empresas e acionistas. Não tem sentido privatizar a Lotex. Por isso, a resistência dos trabalhadores e da sociedade é fundamental para barrar essa ameaça. Vamos mostrar ao governo que não interessa a ninguém essa privatização”, conclui o diretor do Sindicato.

seja socio