A luta dos 4,2 mil funcionários da Ford e mais de 25 mil trabalhadores de setores ligados à produção contra o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo abre a coluna da presidenta do Sindicato dos Bancários, Ivone Silva, no Youtube. Ela chama atenção também sobre o aumento do feminicídio no país e da violência.
“Temos que ser contrários ao armamento, aumentar a solidariedade e a luta por direitos e segurança. A nossa saída não é individual. É coletiva, destaca Ivone Silva.
Confira abaixo o links das matérias citadas nesta coluna
Ford
O encerramento das atividades na região têm consequências sobre empresas e setores ligados à cadeia de produção automotiva, comércio, entre outros setores. Estima-se que o município de São Bernardo do Campo tenha uma perda de R$ 14,5 milhões em ICMS e R$ 4 milhões de ISS.
Feminicídio
Somente em 2018 foram 4.254 homicídios de mulheres, sendo 1.173 considerados feminicídios (mulheres foram mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero). Ou seja, a cada duas horas uma mulher morre no Brasil vítima de violência. Somente em janeiro e fevereiro deste ano foram mais de 17 mil ligações ao 180, central de atendimento à mulher.
Reforma da previdência
As mulheres serão as mais prejudicadas caso a Reforma da Previdência seja aprovada.