Pular para o conteúdo principal

Comando Nacional dos Bancários e Sindicato solicitam informações à Fenaban sobre coronavírus

Linha fina
Bancários estão apreensivos; antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, a criação de comitê de crise e orientação oficial para que sejam evitadas notícias incorretas estão entre as solicitações
Imagem Destaque
Imagem: Contraf-CUT

O Comando Nacional dos Bancários e o Sindicato encaminharam nesta quinta-feira 12 um ofício à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) solicitando informações sobre quais providências os bancos tomarão para prevenção ao novo coronavírus.

“Muitos bancários estão apreensivos. É fundamental que haja uma orientação oficial para que sejam evitadas notícias incorretas que circulam nas redes sociais e pelo WhatsApp”, explicou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

No ofício, a representação dos bancários observa que o aumento no número de casos de Covid-19 no mundo fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretasse o status de pandemia ao novo coronavírus, na quarta-feira 11, e que, no Brasil, o número de pessoas infectadas não para de crescer, elevando o grau de preocupação de toda sociedade.

A criação de um comitê bipartite de crise para acompanhamento do tema e a implementação de uma comunicação preventiva em todos os locais de trabalho estão entre as reivindicações feitas no ofício. O objetivo é conscientizar a categoria bancária de como se prevenir do contágio do Covid-19, quais são seus sintomas, transmitir orientações em caso de contágio etc., com o objetivo de mitigar os efeitos de informações incorretas que circulam nas redes sociais e pelo WhatsApp.

O Comando e o Sindicato também solicitam informações sobre possíveis ações que os bancos irão tomar para as pessoas que estão nos grupos de risco, tais como gestantes, idosos, diabéticos, doentes cardíacos etc. e sobre os planos de contingência dos bancos para as fases de propagação do vírus para os departamentos e as agências bancárias.

O ofício solicita, ainda, que os bancos tenham total transparência com os bancários e com as entidades sindicais frente aos casos identificados e que seja antecipada a campanha de vacinação contra a gripe, como uma forma de facilitar a identificação do contágio pelo novo coronavírus.

seja socio