Bancários se juntam a petroleiros, professores e demais categorias de trabalhadores em uma grande mobilização nacional, nesta quinta-feira 4. Os atos, em São Paulo e diversas outras capitais e cidades brasileiras, reivindicam vacina já, a volta do auxílio emergencial, contra os aumentos abusivos dos combustíveis, por empregos para todos e em defesa do Banco do Brasil e da Caixa. A mobilização está sendo chamada pela CUT, demais centrais sindicais e pelos movimentos sociais.
> Veja 4 motivos para defender Vacina Já para todos
> 8 motivos por que os bancos públicos são fundamentais
> 4 motivos pelos quais a gasolina e o gás estão tão caros
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região estará nas ruas, tomando todas as medidas de segurança contra a pandemia, com atividades no Centro e nas demais zonas da capital (veja abaixo). Acompanhe a cobertura em tempo real no Twitter do Sindicato.
“Estamos no pior momento da pandemia no país, e isso é consequência da forma irresponsável e genocida com que o governo federal lida com o problema. Batemos ontem [dia 2] o recorde de mortos e novamente o sistema de saúde está sobrecarregado em todo o país, faltam UTIs para salvar vidas. Temos um serviço de vacinação nacional que é um dos melhores do mundo, mas por total negligência do presidente estamos sem vacinas suficientes para a população. Ao invés disso, o governo desmonta a Petrobras e, por conta disso, sobem vertiginosamente os preços da gasolina e do diesel. Desmonta o BB que é responsável por subsidiar a agricultura familiar e, por conta disso, o custo dos alimentos também salta assustadoramente. Desmonta a Caixa, responsável pelos projetos sociais. E suspende o auxílio-emergencial, fundamental para garantir a sobrevivência de milhões de brasileiros nessa crise sanitária e econômica sem precedentes que estamos vivendo. Por tudo isso vamos protestar nesta quinta”, destaca a presidenta do Sindicato, Ivone Silva.
Tuitaço
A manifestação desta quinta 4 será também virtual. Haverá, às 11h, tuitaço com as hastags: #BBoBancoDeTodos, #NãoDeixemVenderOBrasil, #VacinaJa.
“Fique atento às redes sociais, compartilhe os cards do Sindicato com as hashtags sugeridas. É uma forma de protestar pela manutenção da Petrobras no Brasil, pelo petróleo brasileiro, e contra os preços abusivos dos combustíveis, uma consequência direta do desmonte da Petrobras”, convida a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.
Neiva destaca que ao participar do tuitaço e ficar atendo às redes sociais do Sindicato, o bancário ficará mais bem informado sobre a ação solidária de venda de gasolina a preço justo, que o Sindicato promoverá para os bancários e bancárias de sua base (São Paulo, Osasco e região)
Ação solidária de venda de gasolina a preço justo
Para esclarecer a categoria sobre os motivos das altas de preço da gasolina, o Sindicato participa de ação solidária com venda de gasolina a preço justo: o bancário sindicalizado paga R$ 3,50 por litro e o Sindicato paga o resto (hoje o preço médio da gasolina está em R$ 5,50).
Para concorrer aos vouchers, os bancários sócios terão de participar de enquete, via página exclusiva do Clube de Vantagens (CVSmais). Quem responder à enquete na página exclusiva, participará do sorteio, que será na sexta-feira 12. Acesse já a página exclusiva do Clube de Vantagens (CVSmais), ative seu cadastro, responda a enquete e cruze os dedos.
Essa ação solidária para venda de gasolina a preço justo foi sugerida pela FUP (Federação Única dos Petroleiros), e já está sendo realizada por vários sindicatos de petroleiros em todo o país.
Sindicato nas ruas
O Sindicato fará atividades em toda São Paulo pela manhã. No Centro, haverá distribuição de alimentos na frente de sua sede (Rua São Bento, 413), ato simbólico realizado em parceria com o MST para chamar atenção para a necessidade de crédito para a agricultura familiar, responsável por 70% do que vai na mesa dos brasileiros, e ameaçada com o desmonte do Banco do Brasil. Também haverá ato na Praça do Patriarca.
Fará manifestação também na Paulista, na altura do número 1.230, em frente ao BB. E na Gipes, da Caixa, na Bela Cintra, 769.
Na zona oeste o ato será em frente ao Metrô Butantã. Na zona leste, o ato será na Caixa da Avenida Sapopemba e na Vila Carrão. Na sul, será em Santo Amaro, na Praça Floriano Peixoto. E na norte, os dirigentes sindicais irão em agências bancárias de Santana e Tucuruvi.
E em Osasco, o ato será em frente ao BB República do Líbano (calçadão de Osasco).
Como fazer login no CVSmais
Ao acessar a página exclusiva do CVSmais, o associado verá a enquete que abrirá em pop up.
Para o primeiro acesso é necessária a ativação do cadastro. Para isso, basta clicar em "Ativar Cadastro" no canto superior direito do site, inserir o CPF e clicar em buscar. Ao localizá-lo, aparecerá o formulário para preenchimento e cadastro de senha pessoal. Apenas após a ativação do cadastro, o usuário terá acesso à enquete.
Para baixar o App do CVSmais, basta acessar a loja de aplicativos de seu smartphone Android ou iOS. Lembrando que a enquete não pode ser respondida via app, apenas na pagina exclusiva.