Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Esperança na pandemia

Veja 4 motivos para defender Vacina Já para todos

Linha fina
Vacina já e para todos é uma das reivindicações da mobilização nacional que ocorreu nesta quinta 4, com bancários, petroleiros, professores e demais categorias
Imagem Destaque
Arte: Fabiana Tamashiro

Desde que surgiram as primeiras vacinas, a única esperança de barrar a disseminação do coronavírus, o movimento sindical aderiu à campanha #Vacinajá, juntamente com outros movimentos sociais em defesa da vida, de vacinação para todos e também para que os bancários sejam incluídos na lista de prioridades do plano nacional de vacinação, já que trabalham atendendo a população nas agências.

Por que devo me vacinar? Doutora Maria Maeno explica os motivos

Mesmo tendo grande parte de trabalhadores em home office, o Sindicato tem lamentado diariamente os trabalhadores bancários que perderam a vida para a covid-19. Atualmente, o Brasil vem registrando o pior momento desde o início da pandemia, ultrapassando a marca de mais de 250 mil vidas perdidas e registrando recordes diários de mais de 1 mil mortes.

“A população está sofrendo e não há perspectiva de ter vacina”, afirma deputada
Alexandre Padilha: Bolsonaro não quer vacinar o povo brasileiro

Para pressionar o governo federal a tomar medidas urgentes, como a aquisição de vacina para todos os brasileiros, os bancários se juntam nesta quinta-feira 4, aos petroleiros, professores e demais categorias de trabalhadores em uma grande mobilização nacional.

Os atos, em São Paulo e diversas outras capitais e cidades brasileiras, reivindicam além da vacina já, a volta do auxílio emergencial, o fim dos aumentos abusivos dos combustíveis, por empregos para todos e em defesa do Banco do Brasil e da Caixa.

4 motivos pelos quais a gasolina e o gás estão tão caros
Veja 8 motivos por que os bancos públicos são fundamentais para o país

Veja motivos pelos quais é preciso Vacina Já para todos

1. Porque as vacinas salvam vidas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a vacinação atualmente evite de 2 a 3 milhões de mortes todos os anos. Um exemplo ocorreu em 1976, quando Edward Jenner vacinou pela primeira vez um menino contra a varíola. Na época, cerca de 300 milhões de vidas foram ceifadas e a varíola só foi totalmente erradicada graças ao desenvolvimento e implementação de vacinas seguras e eficazes.

2. Para proteger sua saúde

As vacinas contra a covid-19 têm eficácia de 100% contra o risco de a covid-19 levar à morte, e protegem em cerca de 80% o indivíduo de desenvolver a doença em sua forma grave.

Essas informações também foram observadas quando Salk e Sabin desenvolveram a vacina contra a poliomielite. Nas últimas três décadas, as vacinas levaram a uma redução de 99,9% nos casos de pólio.

3. Para proteger e apoiar os serviços de saúde

Ser vacinado quando criança significa que você tem menos probabilidade de contrair doenças infecciosas ao longo da vida. Isso alivia a pressão sobre o serviço de saúde, que pode então dedicar seus esforços, recursos e equipamentos para ajudar pacientes com doenças não evitáveis. No caso da pandemia que surgiu atualmente, ser vacinado contra covid-19 ajudará exatamente da mesma maneira reduzindo o número de casos e evitando mais acúmulos de outros tratamentos.

4. Para proteger a saúde dos vulneráveis

Quando um número suficiente de pessoas é vacinado contra uma doença infecciosa como a covid-19, a disseminação pode ser efetivamente interrompida, pois haverá poucas pessoas para infectar, diminuindo assim a contaminação e a circulação do vírus. Mas isso somente terá eficácia quando o maior número possível de pessoas estiver vacinado.

5. Para economizar dinheiro, tempo e proteger as gerações futuras

As vacinas são reconhecidas como uma das intervenções médicas mais eficazes em termos de tempo e custo, já que ela demora apenas alguns segundos e é muito barata. Ao longo da história, a humanidade teve que coexistir com muitas doenças debilitantes e potencialmente fatais que agora são muito raras graças aos programas de vacinação infantil. Imunizar todos neste momento e de forma rápida, a geração futura estará protegida.

seja socio