Pular para o conteúdo principal

Feriadão: após pressão do movimento sindical, Caixa só pagará programas sociais

Linha fina
Em reunião com o movimento sindical, banco informou que vai abrir 128 agências na capital paulista entre os dias 26 de março e 1º de abril, das 8h às 12h, e que apenas empregados que se voluntariarem para trabalhar, recebendo hora extra por trabalho em dia não útil, participarão da operação
Imagem Destaque
Foto: Agência Brasil

Em reunião com as entidades representativas dos empregados, realizada nesta quarta 24, a Caixa informou que durante os feriados municipais antecipados na capital paulista por conta da pandemia de coronavírus, entre os dias 26 de março e 1º de abril , abrirá apenas 128 agências na cidade, com expediente das 8h às 12h, somente para pagamento de programas sociais, entre eles o Renda Cidadã, programa de renda emergencial de São Paulo que terá crédito no período. No dia 2 de abril, feriado da Sexta-feira da Paixão, nenhuma agência abrirá. 

Só trabalha quem quiser

A direção do banco informou também que apenas os empregados que se voluntariarem até esta quinta-feira 25, por meio do queroatender.caixa, vão trabalhar nos feriados antecipados. Os trabalhadores que batem ponto, no caso específico desta operação, vão receber 100% de hora extra pelo trabalho no feriado, sem compensação. Ou seja, para estes dias não valerá o acordo de pagamento de 50% de adicional em hora extra e 50% de compensação. No caso dos gerentes gerais que trabalharem na operação, eles terão uma folga por dia trabalhado. 

Empregados do grupo de risco não poderão se voluntariar para trabalhar. 

Além disso, não haverá atendimento remoto de clientes entre os dias 26 de março e 1º de abril, ou seja, não haverá home office nas agências. 

“Finalmente, após pressão das entidades representativas dos empregados, a direção da Caixa age com bom senso e coloca a vida dos trabalhadores e da população como prioridade”, enfatiza o diretor do Sindicato e empregado da Caixa Dionísio Reis. 

“Por outro lado, como o atendimento nos feriados antecipados será apenas para pagamentos de benefícios, o último dia para bater as metas do mês é amanhã 25. Portanto, o Sindicato já cobrou do banco que reduza as metas para a capital paulista”, acrescenta. 

Qualquer pressão para que o empregado participe da operação deve ser denunciada ao Sindicato por meio da Central de Atendimento, WhatsApp do Fórum de Saúde e Condições de Trabalho (11 97333-2513) ou através do dirigente sindical da sua região. O sigilo é garantido.  

Gerentes Gerais e Tesoureiros das agências que seguirão fechadas

A Caixa ainda não informou ao movimento sindical como ficará a situação dos gerentes gerais e tesoureiros, responsáveis por atividades internas, de agências que não irão abrir. “Esta é uma preocupação nossa, uma vez que o ATM irá funcionar no período. Cobramos do banco um retorno sobre esta questão”, relata Dionísio. 

Centralizadoras

Na capital paulista, as centralizadoras de operações estão operando quase que na sua totalidade em home office. 

“Já estamos cobrando do banco quais áreas das centralizadoras são essenciais para trabalhar nos feriados antecipados. E, como são feriados, se trabalhar, mesmo em home office, batendo ponto ou não, tem de receber a hora extra pelo trabalho em dia não útil”, reforça o diretor do Sindicato.

seja socio