O Santander, conforme denunciado pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, está promovendo fusão de agências. O Sindicato, desde que identificou tal movimentação por parte do banco, cobra do Santander a realocação de todos os trabalhadores. Entretanto, demissões em unidades que serão unificadas com outras estão gerando enorme preocupação entre os bancários.
> Santander está unificando agências, e Sindicato cobra realocação dos bancários
“Já identificamos demissões, no mês de fevereiro e início de março, na região de Osasco, de gerentes gerais e gerentes de negócios e serviços, inclusive de agências que serão unificadas. Os funcionários das unidades não entenderam a motivação para as demissões, uma vez que viam nestes colegas funcionários super competentes, comprometidos e conhecedores de todos os procedimentos. Isso gera uma angústia enorme, uma vez que cria a expectativa de mais desligamentos com a fusão das agências.”
Wellington Prado Corrêa, dirigente do Sindicato e bancário do Santander
“Além dos bancários demitidos, são impactados também os trabalhadores que permanecem nas agências, que ficam sobrecarregados, enfrentando metas cada vez mais altas. Muitas unidades estão com o quadro defasado, com filas tanto no seu interior quanto na área dos caixas eletrônicos”, acrescenta.
Apenas em 2021, o Santander fechou 166 agências e 27 PABs, segundo informações do balanço divulgado em fevereiro.
“Cobramos a realocação de todos os trabalhadores impactados pela unificação de agências. Um banco como o Santander, que no ano passado, em plena pandemia, lucrou mais de R$ 16 bilhões, alta de 7% em relação a 2020, não tem qualquer razão para demitir bancários, pais e mães de família. São os funcionários do Santander que construíram esse resultado e fizeram da operação brasileira a mais rentável em todo o mundo. É urgente que o Santander se comprometa com a realocação dos bancários afetados e sinalize isso aos trabalhadores, respeitando assim a saúde mental dos mesmos e proporcionando a tranquilidade necessária para desempenharem as suas funções”, conclui Wellington.
Os bancários devem entrar em contato com o Sindicato caso não ocorram realocações de trabalhadores nas agências que serão fechadas e fundidas com outras unidades. Por meio da Central de Atendimento remota, os bancários podem entrar em contato com o Sindicato pelo (11) 3188-5200, via chat, e-mail e WhatsApp, canais que funcionam das 9h às 18h.