Pular para o conteúdo principal

Santander fará mudanças nas nomenclaturas dos cargos

Imagem Destaque
Arte composta por uma imagem de uma mulher negra de cabelos curtos, vestida com um terno cinza, sentada em uma mesa, em frente a um homem branco. A foto tem uma marca d´água com um logo do Santander

O Santander comunicou que fará uma revisão nas nomenclaturas dos cargos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira 22, em duas reuniões. Uma realizada entre membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander) e o RH do banco; e outra entre funcionários e o presidente do banco, Mario Roberto Opice Leão.

Novas nomenclaturas de cargos do Santander

Especialista - Cargos sem gestão de pessoas. Serão subdivididos em quatro segmentos (1, 2, 3 e 4).
Exemplos de cargos atuais que serão inseridos nesta nova nomenclatura: Analistas em geral, gerentes de contas e de relacionamento.

Líder - Fazem gestão de equipes e as mobilizam.
Exemplo de cargos: gerentes-gerais e gerentes administrativos.

Head - Definem e direcionam estratégias, e formam novos líderes.
Exemplo: Superintendentes.

Sócio - Tomam as decisões.
Exemplos: Diretores, vice-presidentes e presidente.

Não haverá alteração salarial. Segundo o Santander, as alterações visam dinamizar e agilizar as decisões, bem como alcançar mais horizontalidade.

“Para o movimento sindical, as mudanças de nomenclaturas só resultarão em mais dinâmica e agilidade se forem acompanhadas da revisão de processos internos, e se houver de fato valorização das pessoas. Acompanharemos de perto essas mudança para que possamos aferir se haverá outros impactos para os trabalhadores.”

Lucimara Malaquias, coordenadora da COE Santander e diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo

As mudanças serão efetivadas a partir de maio. Nos próximos dias, o banco enviará um comunicado institucional e individual para cada funcionário detalhando as alterações.

Em caso de eventuais dúvidas que não forem esclarecidas pelo banco, os bancários devem procurar o Sindicato, por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chate-mail e WhatsApp (11 99930-8483), canais que funcionam das 9h às 18h.

seja socio