![Arte composta por uma imagem de uma mulher negra de cabelos curtos, vestida com um terno cinza, sentada em uma mesa, em frente a um homem branco. A foto tem uma marca d´água com um logo do Santander](/sites/default/files/styles/max_1300x1300/public/destaques/santander-novas-nomenclaturas-cargos.jpg?itok=dXh7v3MG)
O Santander comunicou que fará uma revisão nas nomenclaturas dos cargos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira 22, em duas reuniões. Uma realizada entre membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander) e o RH do banco; e outra entre funcionários e o presidente do banco, Mario Roberto Opice Leão.
Novas nomenclaturas de cargos do Santander
Especialista - Cargos sem gestão de pessoas. Serão subdivididos em quatro segmentos (1, 2, 3 e 4).
Exemplos de cargos atuais que serão inseridos nesta nova nomenclatura: Analistas em geral, gerentes de contas e de relacionamento.
Líder - Fazem gestão de equipes e as mobilizam.
Exemplo de cargos: gerentes-gerais e gerentes administrativos.
Head - Definem e direcionam estratégias, e formam novos líderes.
Exemplo: Superintendentes.
Sócio - Tomam as decisões.
Exemplos: Diretores, vice-presidentes e presidente.
Não haverá alteração salarial. Segundo o Santander, as alterações visam dinamizar e agilizar as decisões, bem como alcançar mais horizontalidade.
“Para o movimento sindical, as mudanças de nomenclaturas só resultarão em mais dinâmica e agilidade se forem acompanhadas da revisão de processos internos, e se houver de fato valorização das pessoas. Acompanharemos de perto essas mudança para que possamos aferir se haverá outros impactos para os trabalhadores.”
Lucimara Malaquias, coordenadora da COE Santander e diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo
As mudanças serão efetivadas a partir de maio. Nos próximos dias, o banco enviará um comunicado institucional e individual para cada funcionário detalhando as alterações.
Em caso de eventuais dúvidas que não forem esclarecidas pelo banco, os bancários devem procurar o Sindicato, por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chat, e-mail e WhatsApp (11 99930-8483), canais que funcionam das 9h às 18h.
![seja socio](/sites/default/files/inline-images/banner1alterado.png)