O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região recebeu diversas denúncias relacionadas com a falta de manutenção e reparo de aparelhos de ar-condicionado em agências do Itaú.
Enquanto bancários e clientes sofrem com o calor – que neste ano alcançou temperaturas recordes, consequência do aquecimento global – a Diretoria de Patrimônio e Infraestrutura do Itaú demora várias semanas para realizar o reparo ou a substituição de aparelhos de ar-condicionado que apresentam defeitos.
“Temos notícias de uma bancária que desmaiou no trabalho; de clientes idosos reclamando muito do calor; de agências nas quais os colegas abriram reclamação há mais de três semanas; de agência, na zona norte, que não teve autorizada a compra de equipamento após quatro semanas do pedido de manutenção; agência operando com 50% do ar-condicionado”, relata a dirigente do Sindicato e bancária do Itaú Adriana Magalhães.
A dirigente também aponta que os problemas na manutenção e reparo de aparelhos de ar-condicionado - além de outras questões relacionadas com a atualização do layout do banco como, por exemplo, a instalação de banheiros acessíveis, como determina a legislação – afetam especialmente as agências localizadas nos extremos da capital paulista.
Frequentemente, ao ser questionado sobre os problemas relacionados com a manutenção das unidades, especialmente dos aparelhos de ar-condicionado, o Itaú argumenta que são causados por furtos de fiações e equipamentos.
“Por qual razão o Itaú, a sua Diretoria de Segurança, uma vez que todas as agências possuem câmeras, não promove uma vigilância efetiva em relação ao patrimônio e aos equipamentos que proporcionam condições de saúde e trabalho para os bancários, além de conforto para os clientes?”, indaga a dirigente do Sindicato.
“É inadmissível que em um banco como o Itaú, que teve recorde de lucratividade, que a área que faz a gestão da manutenção das unidades demore tanto ao ponto de o Sindicato ter de paralisar agências por falta de condições de trabalho. Cobramos do Itaú, da sua Diretoria de Patrimônio e Infraestrutura, a devida urgência no reparo dos aparelhos de ar-condicionado e demais questões relacionadas com a manutenção e adequação das unidades”, conclui Adriana Magalhães.
Procure o Sindicato
Caso o bancário, na sua agência ou departamento, esteja enfrentando qualquer problema relacionado com a manutenção ou adequação da unidade, ele deve procurar o Sindicato através do Canal de Denúncias. O sigilo é garantido.