Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Violência organizacional

Sindicato reintegra bancária demitida pelo Itaú depois de adoecer no trabalho

Imagem Destaque
Imagem em desenho mostra uma mulher segurando uma pasta ao lado de uma mesa de trabalho. A imagem é predominantemente na cor laranja

O Sindicato dos Bancários de São Paulo conseguiu reintegrar uma bancária que foi demitida pelo Itaú mesmo tendo sido considerada inapta para o trabalho pelo médico do banco, e com perícia marcada no INSS. A trabalhadora sofre de problemas psiquiátricos e teve uma síndrome de burnout justamente por causa do trabalho na própria instituição financeira.

Estas duas condições (ser considerada inapta para o trabalho e, portanto, ter atestado médico recomendando afastamento; e estar com perícia marcada pelo INSS) impedem que o trabalhador seja demitido.

Ao ser dispensada, ela procurou o Sindicato, que entrou em contato com o banco para alertar sobre a irregularidade e cobrar sua reintegração, no que o banco atendeu.

“Por isso, é muito importante procurar sempre o Sindicato [veja contatos no final do texto] diante de qualquer problema relacionado ao trabalho. Nossa razão de existir é a defesa dos trabalhadores e de seus direitos.”

Carlos Garcia, dirigente sindical e bancário do Itaú

“Esta caso também reforça mais uma vez o total descaso do Itaú, que, com frequência, demite bancários que ficaram doentes justamente por causa do trabalho. Uma prática que demonstra o desrespeito do banco aos seus empregados, que são os que se esforçam e muitas vezes adoecem para obter os lucros astronômicos da empresa”, acrescenta.

Dados reforçam violência organizacional nos bancos

Apesar de representar 1% do emprego formal no Brasil, a categoria bancária representa 24% dos afastamentos acidentários (B-91) por doenças mentais e comportamentais no país. Em 2012, esse percentual era de 12%.

Nos últimos 5 anos o número de afastamentos nos bancos aumentou 26,2%, enquanto no geral a variação foi de 15,4%, ou seja, entre os bancários a variação foi 1,7 vezes maior do que na média dos outros setores.

Nos afastamentos Acidentários (B-91) as doenças mentais e comportamentais saíram de 30% em 2012 para 55% em 2021 e as doenças nervosas saíram de 9% para 16%. De 1996 a 2005 ocorreram um suicídio a cada vinte dias entre os bancários. Em muitas situações nos próprios locais de trabalho. Os dados são do INSS.

“Estes dados revelam a violência organizacional da cultura profissional dos bancos, focada no assédio moral para o cumprimento de metas abusivas visando os resultados bilionários apresentados todos anos. Uma situação que prejudica não só a saúde dos trabalhadores, como toda a sociedade, responsável por arcar com os valores dos benefícios previdenciários dos trabalhadores afastados pelo INSS. O Sindicato continuará denunciando esta realidade e defendendo os trabalhadores, enquanto os bancos continuarem com essa visão organizacional adoecedora e prejudicial”,afirma Carlos Garcia.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio