São Paulo - A Contraf-CUT participou da reunião de mulheres da UNI Uruguai, realizada entre os dias 16 e 17 de abril, na sede da UNI Américas em Montevideo. A entidade foi representada pela secretária da mulher da Contraf-CUT, Deise Recoaro, e pela diretora Elaine Cutis. O destaque ficou por conta do debate pela formação da rede no Uruguai e a conferência de mulheres da UNI América.
A sindicalista Deise Recoaro fez uma exposição sobre a criação e funcionamento da rede de mulheres da UNI no Brasil, da qual a Contraf/CUT é integrante e agora também assume a atual coordenação desta rede.
"A Contraf/CUT, como filiada a UNI, sempre foi muito atuante na rede de mulheres. Assumiremos agora a coordenação do próximo período e nosso compromisso é dar dinâmica nas campanhas que o Departamento de Igualdade de Oportunidades da UNI Mundial tem proposto", afirma Deise.
Além disso, as trabalhadoras debateram sobre a realização da conferência de mulheres da UNI América, em dezembro de 2012 no Uruguai. O encontro terá como tema "Batendo tambores para romper barreiras". As mulheres debaterão propostas referente à atuação das multinacionais, por negociação coletiva sustentável e fortalecimento dos sindicatos.
Outro ponto discutido foi o engajamento da campanha da UNI pela participação de 40% de mulheres nas instâncias da UNI e nas entidades filiadas.
Também participaram do encontro a Rede Argentina de Mulheres da UNI, que faz parte de um planejamento de formação das redes na América. A próxima rede de mulheres a ser criada nas Américas será no Chile em data ainda não definida.
Contraf-CUT - 23/4/2012
Linha fina
Destaque ficou por conta do debate pela formação de rede e conferência de mulheres da UNI América
Imagem Destaque