São Paulo – A categoria bancária concentrou suas atenções neste fim de semana no papel da mulher no mercado de trabalho, especificamente no sistema financeiro. Foi o 1º Encontro Estadual de Mulheres, organizado pela Fetec/CUT-SP. O objetivo foi a formação e preparação de bancárias para o debate nacional, com data ainda não definida.
No encontro realizado no sábado 13, na sede do Sindicato, foi abordado o papel da mulher na sociedade. “Fizemos um resgate histórico desde a entrada da mulher no mercado de trabalho durante a revolução industrial, passando pela conquista do voto quando a mulher passou a ser considerada como indivíduo, apesar de todas as restrições que ainda sofria, até os dias atuais. Apesar de termos eleito uma mulher para o cargo mais importante do país, a mulher ainda sofre discriminação”, afirma Crislaine Bertazzi, secretária de Políticas Sociais da Fetec/CUT-SP.
O evento teve a participação da presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, e da secretária-geral, Raquel Kacelnikas, além de dirigentes da entidade que debatem o papel das mulheres na sociedade, não só na categoria. Recentemente, o Sindicato promoveu discussões sobre a mulher na mídia e também sobre relações compartilhadas.
> Fotos: galeria do encontro no Sindicato
Crislaine destaca que a participação das bancárias nesse debate é importante para o fortalecimento da luta por igualdade de oportunidades e de direitos. “Temos de valorizar a mulher, que é protagonista na construção de uma sociedade mais justa.”
Gisele Coutinho – 15/4/2013
Linha fina
Trabalhadoras da categoria se reuniram para debater papel da mulher no mercado de trabalho
Imagem Destaque