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Cadastro para Bilhete Único Mensal começa dia 15

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Inscrição será feita pela internet, depois usuários farão o cadastro físico. Novo sistema permitirá ao usuário fazer quantas viagens quiser de ônibus por um valor fixo mensal
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São Paulo – Um dos principais compromissos de campanha do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o Bilhete Único Mensal terá período de inscrições aberto no dia 15 de abril. O anúncio foi feito nesta terça-feira 2 por Haddad e pelo secretário de Transporte, Jilmar Tatto. Os interessados no benefício podem realizar o cadastro pela internet e o período para solicitá-lo vai até o final do ano. Segundo a prefeitura, o bilhete mensal deve começar a valer em novembro.

Qualquer pessoa pode se cadastrar – e não mais apenas estudantes, idosos e pessoas com deficiência, como era o objetivo inicial da prefeitura nesse primeiro momento. Também poderão pleitear o bilhete moradores de outras cidades.

Com o bilhete mensal o usuário de ônibus poderá fazer quantas viagens quiser pagando um valor fixo por mês que será de R$ 140, com base em valores de janeiro deste ano. Estudantes, com base no valor da passagem atual, pagarão R$ 70. O prefeito afirmou que até junho a tarifa dos ônibus que fazem o transporte público mensal não será reajustada.

Segundo o secretário, o novo sistema representará “maior flexibilidade, facilidade de usar o transporte público de noite, de madrugada, nos fins de semana, dando maior mobilidade.”

Para fazer o cadastro, o usuário terá de preencher uma ficha pela internet, informando, entre outros dados, o número de seu CPF. A administração municipal ainda não divulgou o endereço do site.

Depois disso, os inscritos serão chamados, de forma escalonada, para o cadastro físico, onde será colhida impressão digital que será usada em sistema de identificação biométrica. Também será preciso fornecer uma foto. Segundo o secretário, haverá rigor e controle para evitar fraudes no sistema.

Durante o anúncio, Haddad afirmou que o Bilhete Único Mensal e os corredores de ônibus são os “dois pilares” da política de transportes de sua administração – cujo objetivo seria não apenas o de baratear os custos para o trabalhador, mas também mudar a cultura do automóvel entre os paulistanos. "As pessoas que têm rotina de trabalho vão poder utilizar o bilhete único mensal como alternativa ao automóvel", disse o prefeito.

Haddad destacou ainda que pretende construir 150 quilômetros de novos corredores de ônibus até o final de sua gestão, em 2016. Segundo informou Jilmar Tatto, a maior parte dessas obras, 84 quilômetros, está em fase final de licitação para elaboração dos projetos, e os outros 66 quilômetros de corredores já estão em fase de licitação para as obras, já que a prefeitura utilizou projeto licitado ainda na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (2000-2004).

A previsão do secretário é que a licitação do projeto para a construção dos 84 quilômetros seja concluída no primeiro semestre deste ano e a licitação para as obras termine até o final do segundo semestre de 2013.

De acordo com o prefeito, a proposta de integração do Bilhete Único Mensal com o Metrô está em análise pelo governo estadual, mas ainda não tem definição sobre este assunto.
A prefeitura estima que 6 milhões de usuários se cadastrem.


Redação, com informações da Rede Brasil Atual - 2/4/2013

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