Pular para o conteúdo principal

Portal com políticas públicas para crianças em SP

Linha fina
Oito meses após o lançamento do programa São Paulo Carinhosa, plataforma on-line interativa passa a funcionar. Site pretende aumentar participação do paulistano em políticas para a primeira infância
Imagem Destaque

São Paulo – A prefeitura de São Paulo lançou na quarta 23 a plataforma digital do programa São Paulo Carinhosa, que reúne políticas públicas municipais voltadas a crianças até 6 anos. Criado no fim do ano passado, o programa envolve o conjunto de ações coordenadas por 14 secretarias do município destinadas à primeira infância e poderá ser acessado e acompanhado pela internet.

> Conheça o portal do São Paulo Carinhosa

A plataforma divulgará notícias e atualizações sobre as ações das secretarias municipais de Governo, Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Cultura, Esportes, Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente, Políticas para Mulheres, Igualdade Racial, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Coordenação das Subprefeituras e Serviços. Além dos serviços da prefeitura, o site também apresentará estudos e pesquisas sobre a infância, agenda com atividades gratuitas destinadas ao público jovem em São Paulo e um espaço online destinado às crianças.

Segundo a coordenadora Ana Estela Haddad, a plataforma permitirá que o cidadão envie fotos, crônicas, cartas e textos para serem publicadas no blog do programa. “Espero que o site seja para todos nós, famílias, crianças, cidadãos paulistanos e pessoas que trabalham com este tema, um espaço de referência em políticas para a primeira infância. Pela plataforma poderemos nos comunicar e interagir em um ambiente de construção coletiva”, disse.

Oito meses depois de sua criação, o programa São Paulo Carinhosa ainda tem como uma das principais metas a ampliação de vagas em creches públicas. O projeto Mais Educação São Paulo, da Secretaria Municipal de Educação, e que faz parte das ações destinadas à primeira infância, assegura que crianças em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, com renda familiar per capita até R$ 70, tenham matrícula prioritária nas creches municipais.

A prefeitura pretende atender cerca de 1 milhão de famílias com crianças de até 6 anos pelo programa de visitas domiciliares da área de medicina da família. O critério de atendimento prioritário também será determinado de acordo com a condição social.

“Há muitas políticas públicas sendo feitas na cidade e que não dialogam diretamente com a primeira infância. O objetivo do site é juntar todas essas ações”, afirmou o prefeito Fernando Haddad. Ele destacou que atividades como a formação de educadores da rede municipal de ensino pela Universidade Aberta do Brasil também são metas do programa, já que afetam diretamente as crianças paulistanas.


Malú Damázio, da Rede Brasil Atual - 24/4/2014

seja socio