Desde que começou a pandemia de coronavírus, o Sindicato dos Bancários tem percorrido as agências, em todas as regiões de São Paulo, para garantir a saúde dos bancários e que eles usem os EPIs (equipamentos de proteção individual).
A ação visa alertar também a população quanto ao risco de contágio quando há aglomeração dentro e fora das instituições financeiras. Desde que foi comunicado o pagamento de Auxílio Emergencial, o Sindicato tem recebido várias denuncias de formação de filas e de aglomeração do lado de fora, principalmente nas agências da Caixa.
> Caixa: trabalho “voluntário” uma ova!
> Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
> Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos
Em vídeo, a secretária-geral do Sindicato Neiva Ribeiro, explica que os equipamentos de proteção individual são conquistas da categoria e devem ser fornecidos pelos bancos e orienta ainda que, caso algum bancário não tenha esses equipamentos em seus locais de trabalho, que denuncie ao Sindicato.
Veja mais no vídeo
Fique em casa
Desde a última sexta 24, os dirigentes sindicais têm percorrido agência com carro de som alertando a população para evitar sair de casa e ir ao banco sem necessidade. No sábado 25, quando s unidades da Caixa abriram, eles estiram na região sul, na agência Ayrton Senna da Caixa, na avenida senador Teotônio Vilela e presenciaram pessoas furando o distanciamento social.
Desde a sexta-feira 24 o Sindicato percorre com um carro de som todas as regiões de sua base alertando a população a não comparecer às agências bancárias sem necessidade. No sábado, estivemos na região sul, na agência Ayrton Senna da Caixa, na avenida senador Teotônio Vilela. pic.twitter.com/OHfGqIYpiD
— Sindicato dos Bancários de SP, Osasco e Região (@spbancarios) April 27, 2020
A mesma situação foi constata em uma agência da Caixa, na região da Lapa, zona oeste da capital. Desde que foi liberado o Auxílio Emergencial, as pessoas têm ido às agências atrás de informações sobre o pagamento. O Sindicato continua cobrando do governo e da direção da Caixa uma campanha para esclarecer a população sobre o auxílio emergencial e evitar que as pessoas continuem indo à agências sem necessidade.
Nesta segunda 27, ao percorrer com carro de som a região da Estrada do Campo Limpo, na zona sul, para alertar a população a ficar em casa durante a pandemia do #coronavírus, o Sindicato também encontrou muita fila e aglomeração de pessoas na agência da Caixa, muitas com dúvidas sobre o auxílio emergencial.
A mesma situação também foi constada em agências da Caixa no Capão Redondo e na Estrada de Itapecerica.
Como o governo e a direção do banco não têm uma campanha eficiente em relação ao auxílio emergencial, o Sindicato alerta: não vá para uma agência da Caixa sem necessidade! Nas fotos, aglomerações no Capão Redondo e na Estrada de Itapecerica. pic.twitter.com/5dfv9BhN6u
— Sindicato dos Bancários de SP, Osasco e Região (@spbancarios) April 27, 2020
O Sindicato ainda ressalta que antes de sair de casa, a população verifique se seu CPF está regular, caso não esteja, procure a Receita Federal. Caso tenha dúvida seja sobre o Auxílio Emergencial, basta ligar para o telefone 111. E lembra ainda que o cadastro não é feito na Caixa, apenas pelo aplicativo.
Caso o pedido esteja em análise, é preciso aguardar em casa! A liberação é feita pelo governo Federal, e não pela Caixa.
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Ou ainda está está demitindo, propondo redução de salário e suspensão de contrato? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail