A categoria bancária é uma das que mais sofre com assédio moral. Não à toa o combate a essa prática, que tanto adoece os trabalhadores, é uma das lutas permanentes do Sindicato. Por isso, no próximo Momento Bancário com a Presidenta, segunda-feira, 21 de maio, Ivone Silva, presidenta da entidade, recebe a médica pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno e o Secretário de Saúde do Sindicato, Carlos Damarindo, para falar sobre essa realidade nos bancos e reforçar a importância dos trabalhadores utilizarem o canal de denuncia do Sindicato e saírem do isolamento.
Consulta realizada pelo Sindicato aponta que de 5 mil trabalhadores ouvidos, entre 2016 e 2017, 30% disseram já ter sofrido assédio moral, mas 74,13% dessas pessoas não denunciaram.
Assista e compartilhe o programa de webtv do Sindicato, que vai ao ar a partir das 18h pelo site, YouTube e demais redes sociais do Sindicato.
> Assédio moral adoece. Denuncie ao Sindicato!
Participe do MB com a Presidenta
Tem dúvidas sobre o que é assédio moral e como proceder a caso seja vítima dessa prática? Mande mensagem para ser respondida pelos convidados para [email protected] . Sua identidade será preservada. Você também pode mandar perguntas e comentários via Twitter usando #MBemDebate ou ainda e Facebook.
Canal de denúncia
A luta da categoria na Campanha Nacional de 2010 conquistou um instrumento de combate ao assédio moral (cláusula 58 da CCT), por meio do qual o trabalhador faz a denúncia, o Sindicato envia ao banco responsável, mantendo em sigilo a identidade do trabalhador que fez a queixa, e o banco tem prazo de 45 dias para apurar e apresentar soluções. Clique aqui para acessar o canal de denúncia.